Depois de deflagrada a crise mundial, em setembro de 2008, poucos acreditavam no desempenho positivo do setor automotivo em 2009. Lá fora, principalmente nos Estados Unidos e Europa, o ano foi de recuperação, com montadoras juntando cacos e eliminando gorduras, tentando se adequar à nova realidade do mercado. A General Motors se desfez de algumas marcas deficitárias e, com a ajuda do governo, conseguiu sobreviver. Enquanto isso, aqui no Brasil, a GM dava claras demonstrações de que não foi abalada pela crise e que poderia caminhar com as próprias pernas. Vieram lançamentos de todos os segmentos e todas as marcas e com a manutenção da redução do IPI o resultado não poderia ser outro: recorde de vendas.
Fraco
O ano começou com o Salão de Detroit enfraquecido pela crise mundial, com a ausência de algumas marcas e enfoque nos carros híbridos, solução para reduzir consumo de combustível e emissão de poluentes. Por aqui, a Volkswagen comemorava os 50 anos do Fusca no Brasil. No mundo dos negócios grandiosos, a Fiat adquiriu 35% do capital da Chrysler sem injetar dinheiro, usando apenas o recurso da transferência de tecnologia. Por outro lado, a coreana Ssangyong pedia concordata.
Surpresa
O consumidor proprietário de veículos teve algumas surpresas desagradáveis bem no início do ano, como o aumento de mais de 10% no valor do seguro obrigatório (DPVAT), mas a indenização permaneceu congelada em 33 salários. Além disso, os acidentados atendidos em hospitais credenciados pelo SUS deixaram de ser indenizados. Os mais prejudicados foram os hospitais filantrópicos.
É fogo!
Devido a ação judicial, Contran prorroga prazo de troca dos extintores de incêndio automotivos BC pelos ABC até 2015. O Contran regulamentou também o uso dos faróis com lâmpada de xenônio, exigindo regulador e lavador automático, deixando em situação difícil proprietários de automóveis que fizeram adaptação.
Equívoco
Em fevereiro morreu um dos símbolos da indústria automobilística nacional: João Augusto Amaral Gurgel, aos 83 anos. São Paulo iniciou o controle de emissão de gases de automóveis, mas o fez de forma equivocada, fiscalizando a frota de carros novos e seminovos, deixando para trás as carroças poluidoras. O senado aprovou a obrigatoriedade do airbag nos carros novos a partir de 2014. Pouco depois, o Contran definiu que o ABS também será exigido. Ponto para a segurança.
Recheado
Na contramão, Inmetro não homologa equipamento para fiscalização da película escurecedora dos vidros. No Salão de Genebra, um dos destaques foi o recém-lançado Tata Nano, carro mais barato do mundo, que ganhava uma versão mais recheada para o mercado europeu.
Não pegou
Em abril, o Inmetro divulgou os primeiros modelos dotados com a etiqueta de consumo, participantes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Mas, por se tratar de uma iniciativa voluntária, o programa não pegou. Na Alemanhã, a encarroçadora Karmann decreta falência depois de 108 anos de atividades. Por aqui, o Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (Conar) atendeu pedido da Kia Motors para suspender anúncio da Hyundai Caoa do Brasil no qual o utilitário esportivo Tucson aparecia como ?imbatível?, excluindo da lista de concorrentes o Kia Sportage, que usa a mesma plataforma.
Trincado
No mercado nacional, algumas montadoras enfrentam problemas com seus modelos. A Volkswagen não explicou direito as trincas que apareceram nos para-brisas dos novos modelos Gol e Voyage. O Ford Ka apresentou problemas no sistema de partida a frio. Notícia boa veio do Supremo Tribunal Federal, que proibiu a importação de pneus usados, impedindo a entrada de lixo estrangeiro no Brasil.
Mais mentira
O Ford Mustang fez 45 anos, o Mini, 50, e a Audi comemorou seu centenário. A chinesa Chery demonstrou que está de olho no mercado brasileiro e inaugurou suas instalações em Salto, interior paulista. A Hyundai Caoa voltou a mentir ao afirmar que foi apontada pela J.D. Power (empresa de consultoria internacional na área automotiva) como a melhor do mundo. Esqueceu apenas de divulgar um detalhe: ?melhor entre as asiáticas?.
Desconto
Em setembro o Salão de Frankfurt, o maior do mundo, confirmou a tendência de um futuro com carros elétricos e híbridos. Nos meses seguintes, o governo brasileiro autorizou o retorno gradativo da cobrança do IPI para os carros novos, mas parou em dezembro, mantendo o desconto para os carros flex, que são maioria.
Barulho
A Volkswagen voltou a enfrentar problemas com o novo Gol, que teve várias unidades com estranho ruído no motor. Depois de negativas e polêmicas, a montadora admitiu deficiência no lubrificante e convocou proprietários para substituição do óleo e, em alguns casos, do próprio motor. Além disso, algumas unidades do novo Gol convocadas para recall em dezembro de 2008 continuaram apresentando problemas nos freios.
Tapete
Dor de cabeça gigante foi da Toyota, que se viu obrigada a fazer o maior chamado de sua história nos Estados Unidos (3,8 milhões de unidades do Camry e modelos Lexus), para retirar tapete que estava prendendo o acelerador. A notícia boa veio da Renault, que anunciou o retorno da marca esportiva Gordini.
Bolhas
Caderno Veículos dá troféu ?Pinóquio de Ouro? para a Pirelli, que não explica os problemas nos pneus que equipam o Chevrolet Vectra. Várias unidades do modelo apresentam avarias nos pneus, com bolhas nas laterais. E o pior é que a GM negou o problema e se recusou a fazer recall para resguardar a segurança dos consumidores.
Bienal
Belo Horizonte foi transformada em foco nacional com a Bienal do Automóvel, que levou milhares de visitantes ao complexo da Gameleira. Foram poucas as novidades, mas bólidos como o Audi R8 chamaram a atenção. Outra chinesa chegou ao Brasil: o empresário Sérgio Habib anunciou acordo com a JAC, que terá seus modelos apresentados oficialmente em outubro de 2010, no Salão do Automóvel de São Paulo.
Inseguros
O instituto norte-americano National Highway Traffic Safety Association (NHTSA) realiza testes e aponta Kia Sportage e Hyundai Tucson como os utilitários esportivos que oferecem maior risco de capotagem.
Soltos
Passou a valer a exigência do Inmetro tornando obrigatório o uso do selo nas cadeirinhas infantis e assentos de elevação. Mas apesar disso e regulamentação do Contran determinando uso de dispositivos de retenção infantis, pouco se fala no assunto e as crianças continuam soltas dentro dos carros.
Inspeção
Fabricantes de motores, Petrobras e Agência Nacional do Petróleo (ANP) deixam de cumprir legislação que estabelece novos limites de emissões de propulsores a diesel, que entrou em vigor desde o início do ano. E o governo finge que não vê. Por outro lado, o Conama aprovou a inspeção veicular obrigatória em todos os estados e municípios brasileiros com mais de três milhões de habitantes.
Vendida
E uma das últimas notícias do ano foi a venda da Volvo Car Corporation para a chinesa Geely.
Novidades no mercado nacional
Janeiro
Honda Civic reestilizado
Citroën C4 Picasso
Fevereiro
Chevrolet Captiva 2.4 Ecotec
Mercedes-Benz GLK
Volvo XC60
Chevrolet Vectra reestilizado
Renault Symbol
Março
Fiat Punto 1.4 T-Jet
Mercedes-Benz CLC produzido em Juiz de Fora
Nissan Livina
Toyota SW4 a gasolina feito na Argentina
VW Polo E-Flex, o primeiro modelo flexível a dispensar o tanquinho de partida a frio
VW Bora 2.0 Flex
Audi A4 Avant
Hyundai i30
VW Passat CC
VW Eos
Abril
Smart
Mini Cooper
VW Polo Bluemotion
Ford Fusion reestilizado
Maio
VW Tiguan 2.0 turbo
Citroën C5 sedã e perua
Audi Q5
Junho
Mini Cooper Cabriolet
BMW Z4
Mercedes-Benz Classe E
Nissan Grand Livina
Fiat Strada cabine dupla
Julho
Audi A6
Renault Master
Kia Soul
Cherry Tigo
Polo I-Motion
Honda City
Agosto
Nissan Livina X-Gear
VW Saveiro
BMW X1
Novo Kia Cerato
Ford Ranger reestilizada
Setembro
Fiat Strada Working
Outubro
Chevrolet Agile 1.4
VW Fox reestilizado
Fiat 500
VW Gol e Voyage I-Motion
Novembro
VW Crossfox
Fiat Dobló remodelado
Nissan Sentra reestilizado
Dezembro
Ford Focus 1.6 Sigma Flex
Honda CRV reestilizado
Apresentação da VW Amarok, a primeira picape média da marca