A reportagem “Sedans têm consumo menor que hatches: duvida? Pois veja você mesmo”, publicada pelo VRUM no último mês de maio, recebeu destaque na 17ª edição do Prêmio SAE Brasil de Jornalismo – Mercedes-Benz do Brasil, na categoria internet. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (10) no centro de evento Pro Magno, em São Paulo (SP), e premiou 15 jornalistas em três categorias: mídia impressa, internet e vídeo.
A reportagem do VRUM, de autoria do jornalista Alexandre Carneiro, toma por base os números do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro. Esses resultados apontam que automóveis com carroceria do tipo sedan tendem a apresentar menor consumo de combustível que os hatches, no caso de modelos derivados do mesmo projeto. Além de apresentar os números, o texto explica que isso tende a ocorrer devido a questões aerodinâmicas.
Representando a comissão julgadora do concurso, o jornalista e editor de Soluções de Conteúdo da Automotive Business, Fernando Miragaya, frisou que participar como jurado de um prêmio como o SAE Brasil é não só motivo de orgulho profissional para qualquer jornalista, como uma oportunidade única.
É a chance de confirmar a qualidade do jornalismo, e de poder ler/assistir a pautas diferentes, bem pensadas e apuradas com brilhantismo. Tive a honra de constatar reportagens completas, que provam que o bom jornalismo está mais forte do que nunca, e que a informação correta e de qualidade ainda se sobrepõe. Parabéns a todos os participantes e à SAE Brasil”.
Fernando Miragaya, representante da comissão julgadora do Prêmio SAE Brasil de Jornalismo – Mercedes-Benz do Brasil
O Prêmio SAE Brasil de Jornalismo – Mercedes-Benz do Brasil é um reconhecimento ao trabalho de jornalistas que produzem conteúdos sobre temas relativos à tecnologia da mobilidade em pelo menos um dos modais – automotivo, aéreo, ferroviário, naval, em áreas como mineração, agronegócio e energia (abrangendo aspectos de combustão, elétricos e hidrogênio). A ação também está ligada a questões relacionadas às mobilidades humana, rodoviária e urbana, sistemas autônomos e sustentabilidade.
Sobre a SAE Brasil
A Sociedade de Engenheiros da Mobilidade do Brasil (SAE Brasil) surgiu em 1991 por iniciativa de executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial. Desde o início, já era uma filiada da SAE International, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos Estados Unidos. Atualmente, a entidade tem mais de 6.000 associados, 900 voluntários e nove seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do país.