De Florianópolis (SC) - As linhas harmônicas e belas do novo Renault chamam a atenção e estão em sintonia com a moda automotiva mundial. Modelo mede 4,02m de comprimento, mas tem largura, distância entre-eixos (um dos fatores determinantes do espaço interno) e altura bastante generosas, medidas de carro médio, o que faz a diferença em relação aos concorrentes - Palio, Punto, Fox, Fiesta, Corsa, Celta, 206.
Modelo será vendido em três versões de acabamento (Authentique, Expression e Privilège) e de motorização (1.0 16V, 1.6 8V e 16V). Todos motores são flex. As vendas a partir de 10 de dezembro. Entretanto, a Renault mudou a filosofia de segurança. Sistema ABS de freios só na versão topo de linha, a Privilège 1.6 16V. No banco traseiro, não há apoio de cabeça central. No Logan, são três apoios de cabeça, mas sem opção de ABS em todas as versões. Em compensação, muitas novidades eletrônicas, entre elas um moderno sistema Nokia de conexão telefônica.
O porta-malas do Sandero é o maior do segmento, com 320 litros de capacidade. O Fiesta é o concorrente que mais se aproxima, com 305 litros. O encosto do banco traseiro é rebatível, o que possibilita o transporte de objetos mais compridos. Mas o pneu reserva fica sob o assoalho, provavelmente para aumentar espaço no porta-malas. Difícil de retirar e sujeito a furtos.
Quanto custa
1.0 16V Authentique - R$ 29.990
1.0 16V Expression - R$ 33.790
1.6 8V Authentique - R$ 31.990
1.6 8V Expression - R$ 35.390
1.6 8V Privilège - R$ 41.190
1.6 16V Privilège - R$ 43.790
(*) Jornalista viajou a convite da Renault do Brasil