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Renault Logan 2011 - Tapinha para recuperar terreno

Renault apresenta o sedã Logan 2011, que passou por discretas modificações de estilo para tentar melhorar sua participação no segmento, já que se distanciou da concorrência

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Foto:

A frente tem faróis um pouco maiores, com as luzes de direção integradas, grade com barras paralelas e friso largo e cromado

A Renault apresentou ontem o reestilizado sedã Logan. Apesar da marca afirmar que itens como para-choques, grade, faróis, lanternas e tampa do porta-malas foram totalmente modificados, o que se vê são pequenas alterações de estilo, que mantiveram o modelo praticamente igual ao anterior. Ao que parece, o objetivo principal do "tapinha" dado no sedã foi suavizar as linhas predominantemente angulares (palavras da própria Renault). O resultado alcançado foi basicamente o mesmo Logan, só que mais enfeitado, com cromados e molduras.

As mudanças que podem ser destacadas são a nova grade adornada por um friso cromado, os faróis um pouco maiores, englobando as luzes de direção e a moldura com acabamento preto dos faróis de neblina. Na traseira, a tampa do porta-malas foi modificada, trazendo o spoiler integrado, e as lanternas foram redesenhadas, apesar de manterem a forma triangular. O modelo cresceu 3,9 centímetros no comprimento. A grande vantagem do novo Logan, que continua a ser destacado, é o espaço interno garantido pelo entre-eixos de 2,63m.

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Na versão de entrada, Authentique, o modelo traz como itens de série para-choques pintados na cor da carroceria, rodas aro 14 polegadas e conta-giros. Já na Expression, topo de linha, traz de série desembaçador do vidro traseiro, regulagem de altura do banco do motorista, acabamentos na cor alumínio, painéis da porta revestidos com tecido, iluminação no porta-malas e porta-luvas e frisos laterais na cor do veículo.

FREIOS ABS

Sem novidades mecânicas, o modelo continua disponível nas motorizações 1.0 16V e 1.6 8V, ambas flex, com mesmo câmbio e suspensão. Os freios são a disco na dianteira e tambor na traseira. A novidade fica por conta da opção do ABS para as duas motorizações. Além do ABS, o pacote de segurança traz ainda airbag duplo, volante revestido em couro e três apoios de cabeça traseiros. Mas o cinto de segurança central traseiro é sub-abdominal.

Os opcionais de conforto estão divididos em dois pacotes. O mais básico traz ar-condicionado, direção com assistência hidráulica, volante com regulagem de altura, vidros elétricos na dianteira e faróis de neblina. O mais avançado inclui vidros elétricos na traseira, retrovisores elétricos pintados na cor do carro, alarme e rádio MP3 com comandos localizados também na coluna de direção. Em conjunto com esse último pacote o cliente pode optar por rodas aro 15 polegadas.

INTERIOR

Por dentro o veículo também recebeu retoques. Novos acabamentos e materiais. Os botões de acionamento dos vidros elétricos agora estão localizados nas portas. O forro das portas recebeu novas padronagens de tecidos. O quadro de instrumentos tem novo grafismo, mas os indicadores digitais do nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento foram mantidos.

A tampa do porta-malas ganhou uma aba superior mais acentuada, que funciona como spoiler



Segundo a fabricante, o perfil dos compradores do modelo são clientes que levam em conta o custo/benefício do produto. A Renault acredita que o novo produto vai fidelizar o cliente atual e atrair novos compradores. O objetivo é vender 35 mil unidades por ano do Logan, um aumento na participação de 5% (em 2009) para 7% na categoria dos sedãs compactos, segmento que responde por 20% do mercado nacional de veículos de passeio. Para isso, os preços foram mantidos: de R$ 28.690 na versão de entrada até R$ 32.690 na versão topo de linha (ambos sem opcionais).

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