Poucos fabricantes estão apostando tão pesadamente na propulsão elétrica quanto o grupo Renault-Nissan. A Renault anunciou hoje que irá produzir na planta de Barsa na Turquia a versão elétrica do sedã médio Fluence. O veículo ecológico faz parte da linha Z.E. ? Zero Emissions, ou emissões zero ? da marca, apresentada sob a forma de quatro conceitos no Salão de Frankfurt em setembro último. No evento a marca já havia se comprometido a dar início a produção de massa de carros elétricos em 2011.
A versão conceito do Fluence EV é impulsionada por um motor elétrico capaz de gerar o equivalente a 95 cv de potência e 23 kgfm de torque. A autonomia proporcionada pelas baterias de íons de lítio é de 160 km. De acordo com a Renault, a opção de produzir o Fluence elétrico na Turquia é a mais acertada, pois a fabricação local tem custos menores, além de fornecedores locais e boa qualidade.
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Segundo a Renault, a redução de custos irá permitir cobrar um preço equivalente ao pedido por um modelo convencional movido a combustão interna. O Fluence EV irá estrear em Israel e Dinamarca, países que tem investido substancialmente nessa forma de propulsão e, ainda em 2011, será lançado em outros países.
Os demais modelos da linha de emissões zero da marca serão produzidos em outras nações europeias. O carro urbano baseado no conceito ZOE Z.E. e o Kangoo elétrico serão produzidos nas plantas francesas de Flins e Maubege, respectivamente. Já o subcompacto inspirado no Twizy Z.E. será construído em Valladolid, Espanha. Ao mesmo passo, a Nissan chega com o hatch Leaf, que será acompanhado de um comercial elétrico.
O Fluence é basicamente uma versão com novos logotipos do sedã médio SM3, criado pela subsidiária sul-coreana da marca, a Samsung. O modelo com a marca do losango começou a ser produzido na Turquia, mas com olhos em outros mercados emergentes na Europa oriental, como a Romênia e a Rússia. O Fluence deve chegar nos mercados latino americanos em 2011, quando irá substituir o Renault Mégane II atualmente vendido no Brasil, que ainda não alcançou resultados expressivos em vendas.