A nova geração do monovolume compacto Meriva começa a ser produzida este mês, na Europa, e a apresentação oficial está marcada para março no Salão de Genebra. O modelo deve ter poucas alterações em relação ao carro-conceito já exibido em diversos salões. A produção prevista inicialmente é de 710 unidades que serão usadas para demonstração para a rede de concessionários e a imprensa especializada. Modelo será feito na fábrica da Espanha e exportado para o mercado europeu. A comercialização deve começar em abril. Uma das atrações da nova geração do Meriva são as portas que se abrem em sentido contrário, chamadas popularmente de suicidas. Não há previsão de produção do novo modelo no mercado nacional.
Os preparados
Se a intenção é deixar um supercarro ainda mais super, a missão fica a cargo das preparadoras. Na Suíça, a FAB Design trabalhou em cima do Porsche Panamera e conseguiu tirar 700cv de potência do V8 de 4.8 litros usado no modelo. Para firmar o bólido no chão foi incorporado um difusor de ar que cria o efeito downforce. As mudanças na carroceria envolveram a incorporação de várias tomadas de ar, spoilers, para-lamas mais largos e aerofólio que deixaram o cupê com jeito de carro de corrida, apesar de as portas traseiras terem sido mantidas. A Runduce, do Japão, conseguiu deixar o Nissan GT-R ainda mais esportivo. A empresa vai lançar no Tokio Auto Salon 2010, este mês, um pacote de personalização para o modelo com várias peças em fibra de carbono. As alterações principais estão nos novos para-choques, para-lamas, capô, spoilers, rodas e aerofólio. A preparação também envolveu o motor, que passará a ter 600cv de potência.
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Mansory Cyrus
Luxo e refinamento é o que promete a transformadora alemã Mansory com o modelo Cyrus, que é baseado no Aston Martin DBS. Materiais leves foram usados para realçar a esportividade, com novas saias laterais, entradas de ar mais largas, saia frontal redesenhada, capô em carbono, saia traseira com difusor integrado, além do escapamento com quatro tubos de aço inoxidável. As rodas de aro 20 com pneus 255/30 na dianteira e 295/25 com aro 21 na traseira realçam a esportividade. O interior também foi bastante alterado com destaques para novos pedais e descanso de pé em alumínio, soleiras de portas personalizadas, console em fibra de carbono, bancos mais anatômicos e forrados em couro vermelho e preto.
Ferrari híbrida
A marca do cavalinho rampante entra na onda mundial dos modelos híbridos e pretende apresentar também no Salão de Genebra, em março, versão do conceito híbrido 599. O carro usa um conjunto de baterias de lítio e motor elétrico, que pode reduzir em 35% o consumo de combustível em relação a um propulsor a explosão de 12 cilindros. O sistema Kers de recuperação de energia, que a escuderia usou em 2009 no mundial de F-1, está incorporado no conceito. Por meio dele, a bateria é recarregada nas frenagens e nas desacelerações.
Superturco
Para homenagear o filho Kann Sazan Onuk, estudante de engenharia morto em acidente de carro em 1996, o projetista Ekber Onuk construiu um supercarro. Protótipo é equipado com motor de 512cv do Corvette LS7. Mas no Onuk Sazan de produção o propulsor poderá ser o Nissan 3.5 V6 turbo de 485cv e câmbio de seis marchas. O chassi é de fibra de carbono e o peso do carro será de apenas 920kg, o mesmo de um hatch compacto. O supercarro da Turquia será fabricado pela Yonca Onuk e pretende-se produzir apenas cinco unidades por ano. O preço é de 200 mil euros, mais de meio milhão de reais.