C4 Bioflex
A Citroën vai comercializar, a partir de setembro, no mercado europeu, versão do compacto que pode ser abastecido com bioetanol (15% de gasolina e 85% de álcool). Trata-se do primeiro veículo da marca movido com esse combustível. No início, o modelo será vendido na França e Suécia, e depois em outros países da Europa. Equipado com motor 1.6 (de 113cv), o C4 Bioflex (foto acima) tem consumo médio de 10,2km/l e emite 9g/km a menos de CO2 em relação ao motor 1.6 a gasolina.
Peugeot 308
As principais novidades da marca do Leão no Salão de Frankfurt, de 13 a 23 de setembro, serão o novo hatch 308 e a perua-conceito 308 SW Prologue, que mostra como serão as linhas do segundo modelo da família 308. O design da perua segue o mesmo conceito do hatch, com faróis espichados e o capô com a ponta mais destacada. As laterais têm ampla área envidraçada. Os painéis de instrumentos são muito parecidos. O porta-malas tem piso baixo, para facilitar a acomodação de bagagens. Assim como o 308, a Prologue também terá quatro opções de motor a gasolina (1.4, de 95cv; 1.6, de 120cv; 1.6 turbo, de 140cv; e 1.6 turbo, de 150cv) e três a diesel turbo (1.6, de 90cv; 1.6, de 110cv; e 2.0, de 136cv).
Máquina cobiçada
A Ferrari 250 GT Berlinetta Lusso (foto), de 1963, que pertenceu ao ator americano Steve McQueen, foi arrematada por US$ 2,31 milhões em um leilão organizado esta semana pela famosa empresa Chrystie’s em Monterrey, na Califórnia, nos EUA, no encontro de antigos de Pebble Beach, um dos mais badalados do mundo. O nome do comprador não foi revelado.
Motor traseiro
Uma das atrações da Volkswagen para o Salão de Frankfurt será o City Expert (nome dado pelas publicações européias), um conceito que pretende inovar sobre vários aspectos, como bom aproveitamento do espaço interno, qualidade de construção e motor traseiro. Segundo especulações, o conceito antecipa as linhas do modelo que deverá entrar em produção em 2010.
Volvo Efficiency
A marca sueca, que pertence ao Grupo Ford, vai mostrar, no Salão de Frankfurt, várias tecnologias para a redução da emissão de poluentes, que serão incorporadas em seus modelos a partir do ano que vem. Uma delas é o C30 Efficiency, uma versão do hatch equipada com motor 1.6 Turbodiesel (de 103cv), que emite apenas 120g/km de CO2 e tem consumo médio de 22km/l. As outras novidades são: motor 2.0 turbodiesel (para os modelos C30, S40 e V50) que, conjugado com câmbio Powershift, permite reduzir o consumo em até 8%; e propulsores com injeção direta de combustível.
Elétricos em Londres
A capital inglesa terá, em breve, 100 modelos ForTwo movidos a eletricidade, que serão produzidos pela Smart em parceria com a empresa britânica Zytek. O objetivo é testar, no dia-a-dia, o desempenho dos carrinhos no trânsito urbano. Londres já tem infra-estrutura razoável para recarregar os veículos elétricos, quando estacionados. O Smart ForTwo ED (elétrico) tem potência de 41cv e autonomia de 115 quilômetros.