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Rapidinhas (16/02/08)

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Sem furo
O novo Passat CC, lançado no Salão de Detroit, em janeiro, vem equipado com a nova tecnologia ContiSeal, desenvolvida pela Continental, que torna possível ao veículo continuar rodando mesmo depois de o pneu ser perfurado por um prego ou parafuso. O sistema usa uma espécie de película protetora, que sela imediatamente o buraco, impedindo a saída do ar.

Captura de CO2
Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia, em Atlanta, nos Estados Unidos, desenvolveu tecnologia que permite capturar, armazenar e, eventualmente, reciclar o carbono emitido pelos automóveis. O objetivo dos cientistas é obter um veículo sem emissões. Para conseguir isso, eles criaram um processador de combustível, denominado CO2/H2 Active Membrane Piston (Champ), para produzir hidrogênio e separar o carbono. Depois, o hidrogênio é usado para alimentar o veículo e o carbono armazenado sob forma líquida, até ser transferido a uma estação de abastecimento, da qual é transportado para uma instalação central, que o mantém retido de forma permanente.

Ford: Ranger 2008 e Kuga


Ranger
A versão Limited cabine dupla 4x4 com motor 3.0 a diesel 08/08 da picape da Ford chega às revendas, em março, com algumas novidades: santantônio, capota marítima, protetor de caçamba, estribos laterais e sensor de ré passam a ser de série. Com os equipamentos, a picape terá preço sugerido a partir de R$ 105.890, representando um acréscimo de R$ 3.413 por todos os acessórios. Embora a picape ainda não esteja nas concessionárias, já são aceitas encomendas.

Kuga de produção
A Ford vai apresentar também no Salão de Genebra a versão de produção do crossover Kuga, que foi desenvolvido com base no conceito Iosis, mostrado no Salão de Paris, em 2006, e no Kuga Concept, exibido no Salão de Frankfurt, em 2007. O modelo terá inicialmente motor 2.0 Duratorq, de 136 cv (uma opção híbrida será comercializada até o fim deste ano); duas opções de câmbio (manual, de seis velocidades; ou automatizada, com modo seqüencial de troca de marchas e dupla embreagem); duas versões de acabamento (Trend e Titanium); duas opções de tração (traseira ou integral); porta-malas com 360 litros de capacidade; e uma lista bem completa de equipamentos de série (freios ABS, com EBD; sistema de navegação por satélite e vários airbags).

Tata a ar
Depois do carro mais barato do mundo, a montadora indiana agora promete desenvolver um carro com motor movido a ar comprimido. A empresa fechou um acordo com o engenheiro francês Guy Negre, que desenvolve o projeto há cerca de 10 anos, e espera lançar o modelo em 2009. O propulsor funciona com um compressor de ar, auxiliado por um sistema de combustão de combustível que esquenta o oxigênio, melhorando o aproveitamento em trajetos mais longos.

Seminário
A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de Minas Gerais promove, em 13 de março, no centro de convenções do Expominas, o seminário As perspectivas do pólo automotivo de Minas Gerais. Informações: (31) 2123-4933.