UAI

Rapidinhas (09/02/08)

Publicidade
Foto:

Novo Meriva
A Opel, divisão européia da GM, divulga o desenho (acima) de um monovolume-conceito que será apresentado no Salão de Genebra, que começa em 6 de março, e servirá de base para o novo Meriva, que deve ser lançado no fim deste ano no mercado da Europa. De acordo com a montadora, o modelo tem linhas inspiradas nos conceitos GTC Coupé e Flextreme, apresentados em salões anteriores e incorpora novos conceitos de flexibilidade do espaço interno, que serão adotados nos próximos monovolumes da marca.

Mercedes SL 65 AMG, Eclipse renovado e Dodge Challenger


Pimenta refinada
O Salão de Genebra, que começa em 6 de março, será o palco para a apresentação das duas versões apimentadas da Mercedes Classe SL, preparadas pela AMG, divisão esportiva da marca. A SL 63 AMG tem motor V8 6.3, de 525 cv; câmbio automático Speedshift (desenvolvida pela AMG) de sete velocidades, com possibilidade de trocas manuais, nova embreagem (que substitui o conversor de torque) e quatro tipos de utilização (Normal, Comfort, Sport e Sport Plus); e controle de estabilidade, com dois modos de uso (normal ou esportivo). Para quem quer mais desempenho, existe a SL 65 AMG (ao lado), com motor V12 6.0, de 612 cv, que acelera até 100 km/h em apenas 4,2 segundos. A novidade deve desembarcar somente em 2009 no Brasil.

Eclipse renovado
O esportivo da Mitsubishi se tornou muito conhecido no Brasil no início da década de 90, quando foram liberadas as importações. O modelo sempre se destacou por ter linhas revolucionárias e bom preço. A linha Eclipse 2009 (cupê e conversível, foto) passou por reestilização, tanto na frente (novos faróis e grade) como na traseira (spoiler maior e escapamento duplo), com mudanças no motor V6 3.8, cuja potência subiu para 268 cv. Continua a opção do propulsor 2.4, de 162 cv. O câmbio pode ser automático, de cinco marchas, ou manual, de seis. O modelo não é mais importado oficialmente pelo Brasil.

Onda nostálgica
A Dodge vai reviver seu cupê Challenger, que fez sucesso nas décadas de 1960 e 1970, quando disputou rachas com o Ford Mustang e o Chevrolet Camaro, que também ganharam modelos atualizados. A montadora aproveita o Salão de Chicago, que começou ontem, para mostrar o veículo, que tem motor V8 6.1 Hemi (de câmaras de combustão hemisféricas), de 430 cv; transmissão automática de cinco marchas; carroceria na cor laranja; e produção limitada a 6.400 unidades. Apresentado como conceito no Salão de Detroit de 2006, o Challenger SRT8 começa a ser vendido em março.

Dupla embreagem
Desenvolvida inicialmente pela Volkswagen, a transmissão com dupla embreagem vem conquistando mais montadoras. Depois de Ford e BMW, que já equipam seus veículos com sistemas similares, agora é a vez da Renault anunciar que desenvolve câmbio com tecnologia parecida, e que deverá ser instalada em breve nos modelos da marca. A montadora francesa poderá usar tecnologia da sua associada japonesa Nissan, que lançou recentemente seu primeiro modelo (o GT-R, uma releitura do Skyline) com dupla embreagem.