Novidades - VW quer brilhar em Frankfurt
A Volkswagen lança a maior gama de produtos de toda a sua história no Salão de Frankfurt, de 13 a 23 deste mês. No estande, estarão mais de 50 modelos, sendo oito estréias mundiais. Os destaques são o utilitário-esportivo Tiguan, com linhas parecidas com as do (irmão maior) Touareg e motores com turbo e injeção direta, tanto a gasolina (os TSI, de 150cv, 170cv ou 200cv) como a diesel (os TDI, com common rail, de 140cv e 170cv), para reduzir consumo e emissão de poluentes; o protótipo City Expert, com motor boxer de quatro cilindros (herdado do Fusca); e seis modelos com a tecnologia BlueMotion (também com o objetivo de ser mais econômico e menos poluente), incluindo um Golf a diesel, que consome 22,2km/l, emite apenas 119g/km de CO2 e tem autonomia de mais de 1,2 mil quilômetros.
Crossover da Dodge
Recém-separada da Mercedes, a Dodge quer fazer bonito na casa da ex-sócia. Para o Salão de Frankfurt, a marca americana preparou o lançamento do Journey, um crossover (mistura de perua com utilitário-esportivo) construído sobre a arquitetura do sedã Avenger, mas com maior distância entre-eixos e 4,89m de comprimento, capacidade para sete ocupantes (opcional), controle de estabilidade, oito airbags, câmera para auxiliar as manobras e sistema de entretenimento para crianças. São três opções de motor para o mercado europeu, sendo duas a gasolina, de seis cilindros (2.4, de 175cv; e 2.7, de 188cv) e uma a diesel (2.0, de 140cv). O câmbio pode ser manual ou automático, ambos de seis marchas.
Série preta
A divisão esportiva da Mercedes-Benz (AMG) apresenta a versão Black Series da SLK 55 (foto), que tem motor V8 5.5, de 405cv; transmissão automática de sete velocidades (7G-Tronic); teto em fibra de carbono; entradas de ar laterais, com acabamento em plástico e fibra de carbono; e rodas de 19 polegadas. O esportivo acelera até 100km/h em 4,5 segundos.
Projeto vencedor
A Peugeot vai apresentar no Salão de Frankfurt o carro-conceito Flux, fruto do projeto vencedor da 4ª edição do concurso de design da marca francesa, que reuniu mais de 4 mil projetos de designers de 113 países. O modelo, que seria equipado com motor traseiro a hidrogênio, foi construído no centro de estilo da montadora, na França.
Siena e Weekend
Veículos flagrou o painel dos novos Fiat Siena e Weekend. Detalhe: são iguais aos do novo Palio, porém em cores diferentes. Também serão diferentes os faróis, com dupla parábola.