De São Paulo - Durante a realização do quarto evento Land Rover Experience, realizado anualmente no autódromo de Interlagos, São Paulo, para aprimorar o relacionamento com clientes, a marca reservou um dia para a imprensa, que pode experimentar o novo motor diesel TDV8, que passa a equipar a linha 2011 do Range Rover Vogue. Foi mostrada, ainda, a nova sensação da montadora inglesa: o Range Rover Evoque, que será lançado simultaneamente em todo o mundo, em novembro, a partir de quando também virá para o Brasil.
O Vogue com motor TDV8, juntamente com o restante da linha 2011 da Land Rover, está nas concessionárias desde o mês passado, com preço sugerido de R$ 421 mil (o modelo também tem versão a gasolina 5.0 Supercharged, que custa R$ 416 mil). O propulsor é um 4.4l, contra o 3.6l anterior, e gera 313cv de potência, enquanto o anterior tinha 272cv. A marca garante que, apesar de mais potente e com mais torque (71,4kgfm), o motor tem menor nível de emissões de CO2 e já atende à norma Euro 5, além de consumir menos (18,5% de economia em relação à versão anterior).
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Outra novidade, o câmbio automático ZF 8HP70, de oito velocidades, tem a capacidade de fazer a troca de marchas em 200 milissegundos. E pode, de acordo com o fabricante, baixar, por exemplo, de sexta para segunda, sem nenhum inconveniente ou incômodo para o motorista. A troca também pode ser feita manualmente, por aletas no volante. No console central, a tradicional alavanca do câmbio foi substituída por um botão giratório, com as tradicionais posições P (parking), R (ré), N (neutro), D (drive) e S (sport). O novo conjunto mecânico, garante a Land Rover, permitiu desempenho digno de um esportivo. Não é à toa que o autódromo de Interlagos foi escolhido como palco para teste do modelo, que desbravou a pista sem cerimônia.
Mas foi na terra, em percurso off-road bastante acidentado preparado pela empresa, que foi possível comprovar outras mudanças importantes no aprimoramento tecnológico. Houve uma atualização no sistema Terrain Response, que, quando ligado, faz a reprogramação de todas as configurações de tração, torque, suspensão e aceleração, prevendo quatro situações: grama molhada ou gelo, lama e sulcos, dunas e rochas. Foram também incorporados dois novos sistemas. O Gradient Acceleration Control, como o nome indica, promove um controle da aceleração especialmente em descidas: se o aclive não for muito acentuado, basta tirar o pé do acelerador (sem pisar no freio) que o sistema controla a descida de maneira gradual. Para aclives mais acentuados, a marca manteve o Hill Descence Control, que “desce freando”, também sem a necessidade de pisar no freio. O outro sistema novo é o Hill Start Assist: durante parada em subidas bastante inclinadas, o sistema “segura” o carro sem voltar, durante dois segundos. Tempo mais do que suficiente para fazer a transição entre os pedais de freio e acelerador. Dá até para parar e respirar antes de continuar a subida. Os dois sistemas, inclusive, foram adotados em toda a linha 2011 Range Rover e Discovery.
EXPERIENCE Toda essa tecnologia, no entanto, só é útil ao motorista desde que tenha pleno conhecimento sobre como, onde e quando usar cada recurso. Pensando nisso, a Land Rover inaugura, em julho, em fazenda próxima a Campinas, o centro de treinamento Experience, para clientes e não clientes da marca. Haverá cursos para convidados e/ou pagantes, abrangendo desde o nível básico do off-road até o uso das modernas tecnologias disponíveis nos veículos da marca. Segundo o responsável pelo Experience, Augusto Carvalho, há o objetivo de tornar o treinamento itinerante pelo Brasil. Para isso, já existe uma carreta-trailer, com toda a estrutura necessária à viabilização dos cursos em outras regiões do país.