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Quinta geração do Gol em xeque

Casos de troca do motor do novo Gol crescem pelo Brasil e deixam os proprietários revoltados e preocupados. Volkswagen afirma que problema não se dá em larga escala

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Quando Luís Antônio levou seu carro para a revisão foi informado que o motor precisaria ser trocado

Comprar um carro zero é sinônimo de ficar um bom tempo sem ter aborrecimentos com o veículo, certo? Errado! Pelo menos para vários clientes da Volkswagen que compraram o novo Gol. São vários os casos de troca de motor para esse modelo, que foi lançado em meados de 2008. Além de cartas à redação, os fóruns sobre o modelo na internet têm se dedicado a esse assunto e acumulam mensagens de insatisfação com o produto, além de queixas sobre o atendimento recebido.

A reclamação mais comum entre proprietários do novo Gol é o surgimento de um repentino barulho no motor. É o caso de Alexander Lamiz Bezerra, de Itaúna, no Centro-Oeste de Minas. O vendedor levou o veículo até a concessionária Marvel, onde inicialmente nada estranho foi detectado. Dias depois, o carro apresentou um ruído ainda maior e Alexander o levou até a concessionária, onde foi constatada a necessidade de trocar o motor.

A autônoma Gheysa Kelly Mendes Silveira, de Monsenhor Paulo, no Sul de Minas, também teve o mesmo problema. Ela começou a ouvir um barulho no motor do seu Gol ?como se dentro tivesse uma peça solta?. O carro seguiu para a concessionária Callis, em Varginha, e foi entregue quase um mês depois ainda apresentando o mesmo defeito. O mecânico responsável orientou Gheysa a voltar se o barulho aumentasse, o que foi feito três dias depois. A concessionária confirmou que o motor terá que ser trocado.

Já Danilo Amaral, morador da capital paulista, conta que seu carro não apresentou ruídos, mas de repente sentiu um forte tranco e o carro parou. Ele desceu do veículo e viu o bloco do motor aberto e vários componentes espalhados pelo chão. O carro do gerente de vendas foi levado à concessionária Green, onde ficou mais de uma semana, quando foi constatada a necessidade da troca do motor, com 10.200 quilômetros rodados.

Revisão

Existem casos em que a necessidade da substituição do motor foi constatada durante as revisões periódicas, como com o administrador Augusto Paes, de Belo Horizonte. Ele levou seu Gol com 15 mil quilômetros rodados na concessionária Garra, que diagnosticou essa condição. O carro foi entregue ainda defeituoso até que o novo motor esteja disponível para a substituição. ?A Volkswagen sabe que esse motor está apresentando defeitos, mas não torna isso público. Ela espera o dono do carro procurar a concessionária, mas não anuncia o recall?, diz Paes.

O fisioterapeuta Luís Antônio Bonetti, de Belo Horizonte, também se assustou ao levar seu Gol (com 14 mil quilômetros) à revisão na concessionária Catalão. ?Fui informado que o motor apresentava um defeito e que a solução era a substituição do motor?, conta Luís, que afirma saber de mais três casos iguais na mesma concessionária. Ele recebeu o carro no fim da última semana.

A analista de faturamento Andressa Campos, de Itaúna, Centro-Oeste de Minas, disse que o barulho em seu Gol começou depois da primeira revisão, aos 5 mil quilômetros. Ela levou o carro à concessionária Marvel, onde foi informada que o motor teria que ser trocado. Grávida, Andressa conta que só teve direito ao carro reserva por dois dias, sendo que ela ficou um mês sem o veículo para ir ao trabalho, distante 12 quilômetros de sua casa.

Outros

A estudante Renata Batagello, que comprou o seu Gol na concessionária União Vecol, em Piracicaba (SP), conta que já levou o carro à concessionária pelo menos 12 vezes para consertar problemas de suspensão, ar-condicionado, filtro de ar, falhas na pintura, barulho nos bancos e painel de instrumentos e infiltração de água. Como se não bastasse, na revisão dos 15 mil quilômetros ela foi informada da necessidade da troca do motor. "O carro ficou na concessionária uns 15 dias e voltou ainda mais barulhento?, relata a estudante. Ela ainda se revolta por todo o tempo perdido e o péssimo atendimento. ?Gastei R$ 34 mil com o carro, mais R$ 3 mil de acessórios para ficar a pé. E quando terminar a garantia do carro, o que faço??, diz, preocupada.

Mesmo agradando pelo visual, proprietários perderam a confiança no Gol e temem quando a garantia acabar

 

Revolta

Além do aborrecimento de ter de mandar um veículo praticamente novo para o conserto, o sentimento geral é de desconfiança com o produto e revolta pelo mal atendimento prestado pela Volkswagen. Todos os proprietários contatados ficaram insatisfeitos por não poder contar com carro reserva durante o período em que o veículo avariado estava na concessionária. Todos cobraram uma ação mais transparente da Volkswagen. Todos querem saber o que realmente está acontecendo com o modelo, se foi identificado um lote de veículos defeituosos. Vários proprietários disseram que presenciaram problemas semelhantes com o modelo e até com o Voyage quando estavam nas concessionárias.
A única pessoa ouvida pela reportagem que classificou como satisfatório o atendimento recebido foi o comprador Hugo Barros, de São Paulo (SP), que começou a ouvir um barulho suave, porém estranho para um carro tão novo, com pouco mais de 10 mil quilômetros rodados. Ele levou o seu Gol à concessionária Sorana Sul, onde o óleo foi completado. Barros recebeu a recomendação de que se o barulho não parasse que retornasse à concessionária. Ele rodou mais 500 quilômetros com o carro e o barulho persistiu.

Barros levou novamente o carro à concessionária e recebeu a notícia de que o motor deveria ser trocado. ?Meu carro está parado desde 14 de setembro. Desde então estou usando um carro reserva, porque conheço o Código de Defesa do Consumidor e briguei por meus direitos. Mesmo assim, para mim a imagem da Volkswagen ficou suja. Dá a impressão de que eles estão agindo de má-fé, já que sabem do problema e não convocam todos os proprietários do modelo?, relata Hugo, que também teme pela manutenção do veículo quando a garantia expirar.

Desabafo

O vendedor Alexander Lamiz Bezerra mostrou à reportagem o texto de um contato feito com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Volkswagen pelo chat. Sem obter informações precisas do atendente, ele desabafa: ?Isso é uma falta de respeito com o consumidor. Adquiri um produto novo, defeituoso e vocês sequer me dizem qual o defeito, qual a peça e nem estipulam um prazo?. O atendente diz que entrou com um pedido de agilidade e ele responde: ?E qual a função dessa solicitação de agilidade? O Fale Conosco do site de vocês não funciona, no 0800 só mandam esperar, no chat a mesma coisa e até o endereço para correspondência no site está errado. Que política é esta? Vocês são seres humanos como eu? Não sou um cachorro. Eu só peço explicações do que está acontecendo?.

Posição

Apesar de a reportagem ter levantado tantos casos de troca do motor no novo Gol, a Volkswagen declara que tem conhecimento de clientes que tiveram esse problema, mas, de acordo com as informações disponíveis no momento, não se tratam de ocorrências em larga escala. ?O reparo e/ou troca do motor de um veículo pode ocorrer por razões variadas, como as condições de uso do veículo, combustível inadequado, falta de manutenção e qualquer outra situação que possa comprometer o funcionamento normal do motor?, explica a empresa, declarando que os procedimentos necessários para a solução dos casos mencionados na reportagem já foram adotados por sua rede de concessionários.