Problemas em unidades do modelo Topic, fabricado pela chinesa Jinbei, têm tirado o sono dos proprietários. Na internet, há relatos de atendimento deficitário da rede CN Auto, que importa os modelos Topic e Towner para o Brasil e de gambiarras descobertas em veículo novo.
Com duas Topic Escolar na garagem, a autônoma Maria Aparecida Souza coleciona um histórico de dor de cabeça com as vans. Na última quarta-feira (22), ela passou por um susto quando transportava 10 crianças. Segundo a condutora, os freios da van falharam e para não bater em um ônibus que vinha em sentido contrário, Cida jogou a direção para o lado contrário, indo de frente a uma árvore. As crianças foram levadas ao Hospital de Pronto Socorro com ferimentos leves, mas o trauma para a motorista ficou. “O laudo do mecânico que analisou o carro apontou falha no cilindro mestre e assim como ele, eu também acho que isso é um defeito de fábrica, pois o carro é muito novo e as revisões estão em dia”, disse.
O vídeo mostra como foi o acidente:
Esse acidente não foi o primeiro problema que Cida teve com as Topic. Após a compra dos veículos, todos os bancos tiveram de ser trocados para que o carro fosse aprovado na vistoria da BHTrans, órgão que gerencia e fiscaliza o transporte escolar em Belo Horizonte. Segundo a proprietária, o atendimento da autorizada da CN Auto na capital mineira também deixa a desejar. Ela alega que nas revisões sempre esqueciam de verificar as pastilhas de freio e que por causa disso a peça de desgastou por completo enquanto ela rodava com o veículo, danificando o disco de freio. Em outra revisão, ela mesmo viu o mecânico da Exxa Motors, a autiorizada da marca, colocar pastilhas usadas na Topic. “Levei o caso ao gerente que disse que mandou colocar peças usadas no meu carro por não ter as novas em estoque, mas eles fizeram tudo isso sem a minha autorização”, completa.
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A reportagem procurou a CN Auto para comentar o caso. Segundo o diretor de pós-vendas da empresa, Jacques Della Rocca, desde o término da garantia da Topic de Maria Aparecida, a cliente não executou mais nenhum tipo de serviço de manutenção e revisão na concessionária. “Solicitamos o envio de todo o histórico do veículo, e de posse das informações procederemos com as providências cabíveis. No período em que o veículo esteve na garantia e executando as revisões e manutenções na Exxa Motors, não houve registro de qualquer tipo de ocorrência”, disse o diretor da CN Auto.
"Não temos ainda informações sobre o paradeiro do veículo, o que nos impossibilita a realização de uma vistoria e elaboração de um laudo técnico", completa.
A falta de peças e de assistência nas concessionárias também é um problema para Luiz Freixêdas. Morador de Taubaté (SP), ele comprou uma van Topic para rodar como veículo escolar na cidade mineira de Muzambinho, no sul do estado. Ele conta que os problemas começaram já na primeira viagem com o carro, no caminho entre Guaratinguetá (SP), onde fica a concessionária autorizada que lhe vendeu o veículo, e Muzambinho. No percurso de 350 km, Luiz percebeu ruídos estranhos no motor, que permaneceram no veículo. Com dois meses de uso, a perda de potência do motor era nítida e, com cinco meses, o proprietário percebeu que o veículo estava perigoso para continuar rodando. Foram encontrados na parte inferior da carroceria vários pontos enferrujados e com arames segurando peças importantes. “A concessionária Soliva Motors, de Guaratinguetá, que vendeu o carro, não quis se comprometer e a concessionária de Guaxupe, em Minas (cidade vizinha a Muzambinho), não quis mexer no veiculo e a CN Auto tomou conhecimento, mas nada fez”, lamenta o proprietário.
Orientado por mecânicos, Luiz achou melhor parar a Topic e mover um processo judicial contra o importador do modelo.
Em fóruns de discussão na internet sobre o veículo Jinbei Topic, há várias reclamações semelhantes.
A CN Auto confirmou ao Vrum que o Sr. Luiz Freixêdas procurou as concessionárias Mira Veículos em Guaxupé e Soliva Motors de Guaratinguetá, alegando problemas no veículo.
Em nota, a importadora disse que em todas as ocasiões, sob a alegação de que não podia parar de prestar o serviço de
transporte, o cliente se recusou a deixar o veículo para as devidas manutenções e correções em garantia, exigindo então a troca do veículo por um novo, ou um carro reserva sem custo pelo período da manutenção e a remoção gratuita de uma concessionária para outra.
A CN Auto informou que oferece a seus clientes o Serviço 24h para atendimento em emergências cobrindo atendimento no local ou remoção do veículo até o concessionário mais próximo gratuitamente. Porém este não é o caso do cliente em questão pois não se trata de caso de emergência.
A empresa disse ainda que as concessionárias estão à disposição do cliente para os serviços necessários.
A importação da Topic para o Brasil começou em 2008. O veículo foi apresentado ao público no Salão de São Paulo daquele ano, junto com a Towner, fabricado pela Hafei, também da China.
Os nomes são velhos conhecidos do consumidor brasileiro. Towner e Topic fizeram sucesso no Brasil em meados da década de 1990, quando vieram importados pela Ásia Motors. De comum com os modelos atuais, apenas o nome. Os antigos utilitários da Ásia se consagraram no mercado brasileiro e se tornaram referência. A CN Auto usou isso como estratégia de marketing e comprou os nomes Towner e Topic para trazer os modelos fabricados pela Hafei e Jinbei com o mesmo nome das antigas vans da Ásia Motors.
A CN Auto vende a Topic em quatro configurações: passageiros, furgão, escolar e ambulância.