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Preparadora alemã cria versão Touring do M3

Para garantir um desempenho avassalador a Manhart Racing instalou um novo motor sob o capô da sua criação

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A preparadora alemã Manhart Racing ousou criar a versão que faltava do BMW M3. Trata-se da configuração station wagon do desejado esportivo, que já conta de série com as carrocerias cupê, conversível e sedã. Mas de familiar a perua não tem nada. Não satisfeita em oferecer apenas uma nova configuração, a Manhart decidiu acrescentar um pouco mais de emoção à fórmula agressiva do modelo original. Em vez do motor V8 4.0 que equipa o M3, a preparadora optou em instalar sob o capô o V10 5.0 do BMW M5. Mas com algumas modificações. Graças a uma central eletrônica revisada e aos escapamentos em aço inox com quatro saídas, a potência passou de 507 cv para 550 cv, sem sobrealimentação. O torque gira em torno de massivos 57 kgfm.

Todo esse poder é administrado por um câmbio manual automatizado de sete marchas, também doado pelo M5. A potência é despejada integralmente no eixo traseiro, que conta com um diferencial de deslizamento limitado a 100%, que permite um melhor equilíbrio dinâmico. Tudo para catapultar o bólido de zero a 100 km/h em míseros 4,3 segundos. A velocidade máxima é digna de um superesportivo italiano, com uma marca de 324 km/h.

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A suspensão é esportiva com amortecedores da Bilstein e, para conter tamanho entusiasmo, os freios são a discos ventilados de maior diâmetro. As rodas aro 20 são exclusivas, em alumínio forjado em preto fosco com aros em aço inoxidável. Os pneus da Hankook tem medidas generosas, de 255/20 na dianteira e 295/25 na traseira.

A agressividade é garantida pelos arcos das rodas pronunciados




A carroceria parece com a de um BMW de série. O modelo preparado toma emprestado do M3 muitos elementos de estilo, como o capô ressaltado, o para-choque e os para-lamas dianteiros, as saias laterais e os tradicionais retrovisores aerodinâmicos vazados. A porção traseira tem partes exclusivas, como os arcos das rodas ressaltados, o spoiler e o para-choque esportivo, que integra as quatro saídas de escape de grosso calibre. Do M3 também vem componentes mecânicos, como os eixos e o sistema de direção.

Por dentro a M3 Touring recebe toques de carros de corrida, mas sem despojamento. Os bancos dianteiros são do tipo concha com encostos de cabeça integrados e revestimento de couro com faixa central em Alcântara ? o mesmo material que reveste o teto. O volante da Motorsport conta com recursos advindos das pistas, como indicadores com o tempo de aceleração e do ¼ de milha ? 402 metros. As portas, console e painel recebem frisos em fibra de carbono. O preço dessa perua nada familiar? 120 mil euros na Alemanha, o que equivale a R$ 305 mil.