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Potência verde

Verdadeira sucessora da Enzo apresentada no Salão de Genebra alia as características que transformaram a marca do cavalo rampante em uma lenda no mundo automotivo

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O epítome da beleza. Nada poderia ser tão exuberante quanto a LaFerrari, novo lançamento do cavalo rampante e sucessora da Enzo. A Ferrari define o modelo, revelado oficialmente no Salão de Genebra – que fica aberto ao público até o dia 17 –, como a “definição máxima” do que é a marca. Com produção já estipulada em 499 unidades (fabricadas artesanalmente), “a Ferrari” chega com status de carro de rua mais veloz proveniente de Maranello em toda a história. Antes dela era a Enzo que tinha mais semelhança com carro de corrida.

DE EMBASBACAR A potência da LaFerrari é de deixar qualquer um estupefato. Aliando o poderoso e tradicional motor V12 de 800cv – que emite 50% menos de poluentes que os V12 mais antigos – com um motor elétrico de 163cv, o supercarro entrega até 963cv. Todo esse poderio vai para as rodas com o auxílio de transmissão DCT de sete velocidades. Além disso, o modelo é o primeiro a ter o sistema HY-KERS, desenvolvido em conjunto com a escuderia de Fórmula 1. O possante atinge 100km/h em menos de três segundos e até os 200km/h em menos de sete segundos. A velocidade máxima ultrapassa os 350km/h. Quase um ultraje.

DESIGN O time de designers dirigido por Flavio Manzoni foi o responsável pela construção estilística da novíssima Ferrari. O carro tem visual agressivo e imponente, além de denotar as características mais notáveis dos supercarros da fabricante. O perfil lateral e o nariz de inclinação negativa e capô com curvas sinuosas acentuam simultaneamente os traços musculares e esportivos. O exterior foi todo trabalhado com influências da aerodinâmica dos bólidos de F-1 tão conhecidos pelos ferraristas. A LaFerrari tem 4,7m de comprimento, 1,11m de altura, 1,99m de largura e 2,65m de distância entre-eixos.

No volante estão todos os comandos principais do veículo e as aletas para trocas de marcha estão maiores. O painel é de fácil leitura e o acabamento, primoroso.


De acordo com o presidente da Ferrari, Luca Di Montezemolo, a LaFerrari recebeu esse nome para expressar “a excelência (da fabricante) em termos de inovações tecnológicas, performance, estilo e o prazer e emoção de dirigir”. Cerca de 700 entusiastas já encomendaram o novo modelo, mas como a produção é limitada em 499 unidades, não se sabe qual critério será adotado para a escolha dos felizardos. Há mais compradores do que produto. O preço para ter este clássico instantâneo? 1,3 milhão de euros, o equivalente a R$ 3,3 milhões.