O Salão de Milão ou Esposizione Internazionale Ciclo e Motociclo Acessori (EICMA), realizado entre os dias 8 e 13, na Itália, atraiu cerca de 500 mil visitantes, em uma área de 58 mil metros quadrados internos, mais 80 mil de área externa, em sete pavilhões, com 1.462 marcas de 43 países. Mais do que isso, sinaliza as novas tendências mundiais e revela lançamentos que vão desfilar pelas ruas do mundo, incluindo o Brasil, que vai se tornando um mercado cada vez mais atrativo para as montadoras de todos os portes, segmentos e nacionalidades.
A Honda mostrou o modelo Crosstourer, com motor V-4 (da VFR 1200, já no Brasil), com controle de tração, ABS e câmbio com dupla embreagem. Os modelo NC 700, nas versões S e X, inauguram uma nova família, com motor de dois cilindros de 690cm³ (o mesmo da Integra 700, misto de moto e scooter), com porta-capacetes sob o banco, freios ABS e câmbio com dupla embreagem. A Yamaha apresentou o novo scooter T-Max, com motor aumentado para 530cm³, sondado para o Brasil. O destaque da Suzuki foi a nova superesportiva GSX-R 1000 (importa o modelo anterior).
Kawasaki, com fábrica no Brasil, lançou a naked Versys 1000, com motor de quatro cilindros em linha de 1.043cm³, o mesmo da Z 1000. A alemã BMW lançou os inéditos scooters C 600 Sport e C 650 GT, com motor de dois cilindros; a versão G 650 GS Sertões, com inspiração brasileira; e a nova carenagem da F 800 R. A Husqvarna, controlada pela BMW, apresentou os conceitos E-go (elétrico, com suspensão dianteira lateral) e a MOAB 650, com estilo scrambler retrô, baseada na H 400 usada por Steve MacQueen, e também a Nuda 900 e 900R, com motor da BMW F 800R de dois cilindros, retrabalhado. A Piaggio mostrou o conceito Vespa Quarantasei (46), em homenagem à data do primeiro modelo, com motor 125cm³ e 150cm³.
A italiana Ducati, em casa, lançou a estrela do salão: o modelo superesportivo 1199 Panigale, com motor de dois cilindros, 195cv e quadro sem a tradicional treliça. A MV Agusta (com fábrica no Brasil), apresentou as novas três cilindros de 675cm³, F-3 e Brutale, além das F-4 e Brutale 1090. A inglesa Triumph apresentou a nova Tiger 1200 Explorer, com motor de três cilindros e 140cv. A austríaca KTM mostrou as novas Duke 690, com motor LC4 retrabalhado, Adventure 990 ABS e o modelo de entrada on-off road Freeride 350, baseada na badalada EXC-F 350, e sua versão elétrica Freeride-e, além das street Duke 125cm³ e 200cm³, sondadas para o Brasil.