Não é exagero dizer que o Porsche 911 é um dos esportivos mais bem-sucedidos de todos os tempos. Produzido desde 1964, está em sua quinta geração. Ao longo do tempo, o carro cresceu e evoluiu mecanicamente. Uma das mudanças mais radicais foi a substituição do motor refrigerado a ar pela refrigeração a água, em 1997. Mas o conceito permanece o mesmo. Propulsor traseiro, de seis cilindros contrapostos e carroceria 2+2, dois adultos na frente e duas crianças atrás.
Em todas as suas gerações, o 911 sempre teve muitas variantes, tanto de carroceria (cupê, targa e conversível) quanto de motor, incluindo as celebradas versões turbo. Mas há uma que ocupa lugar especial entre os fãs: a GT2, ainda mais potente. Praticamente um carro de corrida homologado para as ruas.
A atual geração, denominada 997, foi lançada em 2005, mas ainda não havia recebido a versão GT2. O carro já está pronto mas só será lançado oficialmente no Salão de Frankfurt, em setembro, e chega às revendas européias dois meses depois.
A Porsche faz questão de ressaltar que o próximo GT2 será o 911 mais potente já produzido. O motor de modestos 3.6 litros produz aparentemente impossíveis 530 cv de potência (50 cv a mais do que da versão turbo 'normal') e 69 kgfm de torque. A mágica é obtida com o uso de dois turbos de geometria variável. A princípio já é usada há algum tempo em carros e caminhões movidos a diesel, mas a Porsche é pioneira no caso de motores a gasolina. A tecnologia diminui a temperatura dos gases de escape do turbocompressor e aumenta a eficiência do sistema, resultando em mais potência com consumo, e em emissões até 15% menores. De acordo com a Porsche, o consumo no ciclo misto cidade/estrada fica em 8 km/l.
Outra preocupação dos engenheiros foi manter o peso em níveis razoáveis. Para isso foram utilizados freios a discos de carbono e materiais compostos, em várias partes da carroceria. Com uma massa de 1.440 kg, a relação peso/potência fica em apenas 2,72 kg/cv. O resultado é aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e velocidade máxima de 329 km/h.
Externamente o GT2 também se destaca de seus irmãos mais mansos. Spoilers na frente e atrás, além de um grande aerofólio traseiro, melhoram a aderência e o controle. Entradas de ar maiores ajudam a refrigerar e alimentar os turbos. Na melhor tradição Porsche, a forma segue a função. A agressividade e beleza apenas refletem o desempenho do veículo. As rodas ganham desenho exclusivo, com pneus de medida 235/35 R19 na frente, e 325/30 R19 atrás.
O GT2 custará, na Alemanha, a partir de 189.496 euros (cerca de R$ 490 mil).