UAI

Polo ou Argo? Corolla ou Civic? Mobi ou up!? Confira os vencedores dos principais confrontos em 2017

Fenabrave fecha o balanço de vendas do ano que passou. É hora de saber quem se deu bem em cada segmento e o resultado das principais rivalidades do mercado

Publicidade
Polo ou Argo? Corolla ou Civic? Mobi ou up!? Confira os vencedores dos principais confrontos em 2017
Polo ou Argo? Corolla ou Civic? Mobi ou up!? Confira os vencedores dos principais confrontos em 2017 Foto: Polo ou Argo? Corolla ou Civic? Mobi ou up!? Confira os vencedores dos principais confrontos em 2017


Chevrolet Onix foi campeão pela terceira vez consecutiva

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou o fechamento do ranking de emplacamentos de 2017, hora de ver como cada modelo se comportou. Os três primeiros lugares já não eram segredo, com medalha de ouro para o Chevrolet Onix (188.654 emplacamentos), prata para o Hyundai HB20 (105.539) e bronze para o Ford Ka (94.893). Este, aliás, foi o mesmo pódio de 2016. O quarto colocado foi o Volkswagen Gol (73.919), que mostrou sua capacidade de recuperação, já que amargou a oitava colocação no ranking anterior. Em seguida vem o Chevrolet Prisma (68.988), o sedã mais vendido do país. Tudo bem, sabemos que o movimento dessa parte de cima da tabela é tão emocionante quanto a disputa pelas cabeças nas últimas rodadas do Brasileirão na era dos pontos corridos. Por isso, vamos apelar para o jornalismo marrom e dar destaque para os principais duelos que aconteceram ao longo de 2017.

Renault Kwid decepcionou ao ficar na 31ª posição no ranking de emplacamentos


FIAT, VW E GM
A Fiat vem cedendo terreno entre os automóveis, sendo a quinta marca mais vendida (172.454 unidades) em 2017, o que é muito ruim para um fabricante que há anos se acostumou a ocupar, na pior das hipóteses, a segunda colocação. Quem mais vendeu automóveis em 2017 foi a GM (348.787), seguida pela Volkswagen (217.697), Hyundai (197.914) e Ford (188.893). Mas nem tudo está perdido para a Fiat. É que a marca se destacou entre os comerciais leves (118.870), nada menos que 35% das vendas totais, seguida por VW (54.382) e GM (45.312), o que lhe assegurou a segunda colocação quando juntamos automóveis e comerciais leves (a primeira ficou com a GM e a terceira com a VW). Mas isso não deixa de ser um alerta para a montadora italiana, que está em processo de renovação de sua linha.


VW Polo chegou ao mercado em outubro e teve 9.531 unidades vendidas em 2017


Lançado em junho, Fiat Argo fechou o ano com 27.925 emplacamentos


POLO, ARGO E KWID

Para os modelo lançados ao longo do ano, faltam parâmetros comuns para comparar a performance no mercado, já que cada veículo foi lançado em um mês. É o caso do Fiat Argo, que começou a ser vendido em junho, totalizando 27.925 emplacamentos. Seu principal concorrente é o VW Polo, lançado em outubro, que teve 9.531 unidades vendidas em 2017. Com o Renault Kwid aconteceu o mesmo. O modelo começou a ser vendido em agosto, mas a partir de junho já estava disponível para pré-venda. Ainda assim, ele frustrou o mercado, ao terminar o ano com 22.576 emplacamentos, na 31ª posição.

Em seu segundo ano no mercado, Fiat Mobi deixou o VW up! para trás


Apesar da qualidade do projeto, VW up! não tem preço competitivo


UP! X MOBI
No embate entre o VW up! e o Fiat Mobi, melhor para o compacto da Fiat. Mesmo com menos espaço interno e a péssima qualificação de sua performance de segurança pelo Latin NCAP, foram vendidas 54.270 unidades do Mobi, contra 34.165 do up!. Isso mostra que o quesito preço muitas vezes é o que prevalece no mercado brasileiro, já que o Mobi é vendido a partir de R$ 34.210, enquanto o up! parte de R$ 38.740.

Assustador constatar que o Chevrolet Cruze Sport6 custa a partir de R$ 93.990


HATCHES MÉDIOS
Sinal de alerta para os hatches médios. Acho que aqui nem vale muito realçar a competição – o mais vendido foi o Chevrolet Cruze (com 7.328 unidades), seguido por Ford Focus (4.756) e VW Golf (3.955) –, mas tentar entender porque modelos tão interessantes estão ameaçados de extinção. Seria o preço? Pois assusta constatar que o Cruze custa a partir de R$ 93.99 e ainda vende mais que o Focus (que começa em R$ 76.100) e o Golf (R$ 78.780).

Toyota Corolla foi responsável por 43,08% do segmento dos sedãs médios, com 66.188 unidades vendidas


Linhas agressivas não levaram o Honda Civic à liderança do segmento


COROLLA X CIVIC
Agora, tem quem explique a supremacia do Toyota Corolla? O modelo é responsável por 43,08% do segmento dos sedãs médios, tendo vendido 66.188 unidades em 2017. Seu arquirrival Honda Civic teve o ano inteiro para se impor, mas não vendeu nem a metade. A décima geração “chegou chegando” com seu design agressivo e conseguiu 25.871 emplacamentos, ou 16,84% do segmento. O Corolla é tão “animal”, que em apenas um mês chega a vender o dobro do que alguns concorrentes venderam durante todo o ano: Nissan Sentra (3.861 unidades em 2017); Citroën C4 Lounge (3.313); e Peugeot 408 (1.118).

Hyundai Creta deu uma rasteira no Jeep Renegade e assumiu a segunda colocação dos SUVs compactos


Reestilização alavancou as vendas do Ford EcoSport


SUVs
Já no vasto universo dos SUVs compactos, o Hyundai Creta (41.625 emplacamentos) deu uma rasteira no Jeep Renegade (38.330) e tomou a segunda colocação do segmento, que novamente foi liderado pelo Honda HR-V (47.775). Você acha que a Jeep achou ruim? Nada disso! É que muitos que entraram em suas concessionárias em busca de um Renegade, saíram dirigindo um Jeep Compass (49.187), utilitário médio que vendeu mais que os compactos. Já a reestilização do Ford EcoSport surtiu efeito e as vendas do modelo melhoraram (31.195). Quem ficou para trás foi o Renault Duster (17.638). Mas, se levarmos em conta que o Renault Captur vendeu 13.742 unidades, a Renault também incrementou suas vendas de SUVs.

SUV médio Jeep Compass vendeu mais que o campeão dos compactos; Fiat Toro foi novamente líder entre as picapes intermediárias


PICAPES
No embate das picapes de porte intermediário, a Fiat Toro (com 50.723 emplacamentos) deu outra surra na Renault Oroch (11.047) e se firmou como um dos produtos mais importantes da marca italiana. Entre as compactas, outra vitória da Fiat: a Strada somou 54.863 emplacamentos, contra 42.409 da VW Saveiro. Já entre as picapes médias, a Toyota Hilux se destacou de novo, com 34.368 unidades vendidas, enquanto a Chevrolet S10 vendeu 30.438.