De Atibaia (SP) - A letra "I" do Polo I-Motion resume a palavra intelligent e tem o intuito de explicar a transmissão ASG, que são as iniciais para a expressão caixa de câmbio sequencial automatizada, em inglês. Uma transmissão de cinco marchas, com o comando manual substituído por conjunto de atuadores eletro-hidráulicos, comandados por uma central eletrônica, que permite ao motorista fazer as trocas sequencialmente, sem necessidade de acionar a embreagem, por meio da alavanca localizada no console ou usando aletas do tipo borboleta junto ao volante. A ASG também pode ser usada de modo totalmente automático.
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Nos 80 quilômetros do teste drive entre as cidades de Atibaia e Amparo, no interior de São Paulo, o principal pecado desse tipo de sistema pôde ser notado: o tranco durante a troca de marchas. É como se em um carro com o pedal de embreagem o motorista retirasse o pé bruscamente.
É importante ressaltar que dirigir um carro com esse tipo de câmbio exige certa calibragem do pé, com sincronia entre o acelerador e o momento da troca de marcha, para aliviar o desconforto, o que só é conseguido depois de algum tempo de interação com o automóvel. Para minimizar o tranco, a VW reduziu as relações da segunda, terceira e quarta marchas, mas a quinta permaneceu sem alteração. Durante o desenvolvimento do sistema, foi, inclusive, instalado um sensor na cabeça do piloto para registrar e avaliar a desaceleração em cada troca de marcha.
Independentemente dos detalhes, tanto o câmbio automático quanto o automatizado, aos poucos se tornam uma imposição do mercado para as fábricas que ainda não disponibilizam a tecnologia. Para se ter uma ideia, em 2000, apenas 2% dos carros fabricados tinham a tecnologia no Brasil. Participação que subiu para 7% no ano passado. Em número de modelos representa um aumento de seis para 27. Com a tecnologia automatizada existem os modelos da Fiat (Stilo, Linea, Punto, Idea Adventure, Palio, Weekend Adventure e Siena) e GM (Meriva).
O trânsito infernal das cidades, que exige a troca incessante de marchas; a facilidade de crédito, que dilui o valor dos equipamentos em infinitas prestações; e o atendimento aos portadores de necessidades especiais são outros fatores que contribuíram para o crescimento da procura por carros com essa tecnologia.
Descontos
Os portadores de necessidades especiais, inclusive, são alvo certo desse sistema automatizado, já que muitos precisam dispensar a embreagem ou a troca de marchas, mas encontram poucas opções com câmbio automático e preço em conta no mercado. Para ter direito à isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é garantido por lei, o carro tem limite de preço, que até agora era R$ 60 mil (foi aprovado este mês novo Convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária/Confaz que permite aumento para R$ 70 mil). O portador de necessidade especial tem também isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) na compra do carro zero.
Preço
O motor é o 1.6 VHT Total Flex, que desenvolve 101cv (gasolina) e 104cv (álcool), com torque máximo de 15,4kgfm (g) e 15,6kgfm (a), para as quatro versões de acabamento do Polo com câmbio automatizado. No hatch, a versão básica tem preço sugerido de R$ 42.580 e a Sportline, R$ 50.465. Já no sedã, a básica custa R$ 44.810 e a Comfortline, R$ 53.815.
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