De olho no enorme potencial dos crossovers no mercado chinês, a Peugeot aproveitou o Salão do Automóvel de Xangai, em abril, para apresentar o conceito SXC, que pretende servir de base para um modelo de produção. O projeto do conceito nasceu nos estúdios de estilo do Centro de Tecnologia da marca francesa em Xangai (China Tech Center), com o pretensioso objetivo de reinterpretar o crossover — veículo que mistura características de utilitário-esportivo e perua —, retomando algumas características do universo dos utilitários-esportivos (robustez, posição de dirigir elevada e proteção), sem excessos e inserindo códigos modernos com classe e pureza de linhas, como é comum nos segmentos dos sedãs.
Com 4,87m de comprimento, 2,03m de largura e 1,61m de altura, o SXC tem linhas simples e puras, que transmitem a sensação de força e potência sem exageros, mas mantendo a elegância. Na frente, o conceito incorpora os novos códigos de identidade da Peugeot. A grade frontal dá a impressão de separar-se do restante da carroceria, inclinando-se de forma harmoniosa. Em sintonia com o estilo felino (o símbolo da marca é um leão), os faróis têm luzes de LED e conferem ao carro um “olhar” penetrante. Esse efeito visual reaparece nas lanternas traseiras, que têm formato de bumerangue.
ESCOVADO As barras do teto, de desenho original, e a borda da superfície lateral envidraçada são em alumínio escovado e dão um toque sofisticado ao conjunto. As rodas de liga leve têm aros de 22 polegadas e desenho que sugere requinte e robustez, contribuindo para o equilíbrio do conjunto. Destaque também para o teto panorâmico em duas partes e as portas traseiras, que se abrem para a frente e garantem bom acesso ao habitáculo. O espaço interno é amplo e bem dividido entre os quatro ocupantes, que têm cada um seu lugar bem definido.
Mas o grande barato tecnológico do SXC é o Hybryd4, sistema híbrido de tração nas quatro rodas que integra um motor térmico 1.6 THP na frente (que aciona as rodas dianteiras) e um propulsor elétrico na traseira (responsável por acionar o eixo traseiro), desenvolvendo potência total de 313cv. Esse sistema ajuda na segurança, garantindo melhor estabilidade em condições extremas. Em baixas velocidades, o conceito usa apenas o motor elétrico, proporcionando mais economia (consumo médio de 17,2km/l) e reduzindo de forma significativa a emissão de poluentes (143g/km de CO2).