Uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, a CES, está acontecendo nesta semana em Las Vegas e a Peugeot escolheu o evento para revelar o seu novo carro conceito: o Inception. Com design ultramoderno, o modelo promete sugerir como serão os futuros lançamentos elétricos da marca a partir de 2025.
O Inception é um sedan de quatro lugares montado sobre a nova plataforma Stellantis STLA Large EV. De fato, o que chama a atenção no carro é a aparência que combina esportividade e padrões futurísticos, sendo bastante espelhada e repleta de vidros.
Os 7,25m² de superfície envidraçada são compostos por Narima, um material que usa óxido de metal multicrômico, que está normalmente presente nas viseiras dos capacetes dos astronautas da NASA. Com isso, torna-se possível criar uma absorção de calor e raios ultravioletas que proporciona um jogo de luz único no veículo.
As rodas são semelhantes aos aros instalados no novo Peugeot 408, mas, agora, elas apresentam emblemas do Leão iluminados.
A parte traseira é inclinada, com lanternas e luzes embutidas em uma grande tela plana digital. Mas esta não é ainda a parte mais intrigante e exótica do novo conceito da Peugeot.
Um enorme para-brisa se estende sobre o capô
O elemento externo mais marcante do Peugeot Inception é, provavelmente, o enorme para-brisa, que desce do painel do teto e atravessa o espaço onde o capô estaria em um sedan convencional. Isso contribui para conferir ao carro um aspecto, de certa forma, mais "iluminado" e reflexivo.
Não se sabe se esse vidro exótico estará presente, de fato, nos próximos carros de produção da marca. Mas, provavelmente, algo – senão igual – parecido poderá ser verificado neles, já que a Peugeot insiste que o conceito inspirará o design de seus futuros sedans e SUVs.
O interior do Peugeot Inception
No interior do Peugeot Inception, está o Hypersquare, um volante retangular inspirado nas manetes de videogame. Ele aloja um tablet central e quatro anéis de controle operáveis pelo polegar, permitindo o ajuste do ar-condicionado, do volume do rádio e a frenagem regenerativa.
O volante do Peugeot Inception também pode ser recolhido no painel quando a função autônoma de nível 4 do carro é ativada. Mais uma vez, a Peugeot promete que este item um tanto quanto inovador e diferente será instalado em seus próximos carros até o fim da década.
O painel de instrumentos – também exótico – é uma tela que se estende sobre as laterais de um largo anel. Ele foi chamado pela Peugeot de Halo Cluster.
Os assentos, por fim, têm estofamento de veludo de aparência metálica. Eles são ajustáveis de acordo com a forma do motorista e dos passageiros.
O desempenho do Inception
Quanto à motorização, o Peugeot Inception é movido por dois propulsores elétricos, um em cada eixo, entregando, juntos, 680cv de potência. Com tração integral nas quatro rodas, o conceito acelera até 100km/h em menos de três segundos.
Equipado com um sistema elétrico de 800V e baterias de 100kWh de capacidade, o protótipo tem autonomia de cerca de 800 quilômetros.
O carregamento, por sua vez, também é moderno, podendo ser feito por indução, o que elimina a necessidade de cabos. Esse método é capaz de carregar a bateria com 150 quilômetros de alcance em poucos minutos.
O VRUM já testou o Peugeot 208 1.0 Firefly; confira o vídeo!