UAI

Peugeot-Citroën anuncia recall de 97.000 veículos

O anúncio envolve os modelos 107 e C1, produzidos em conjunto com a Toyota na República Tcheca

Publicidade
Foto:

AFP

A montadora francesa PSA anunciou nesta segunda-feira um recall "preventivo" de 97.000 veículos Peugeot 107 e Citroen C1 do mercado europeu, produzidos em uma "joint venture" na cidade de Kolin, República Tcheca, que a empresa divide com a japonesa Toyota. Os carros compartilham a mesma plataforma com o Toyota Aygo, cujo recall foi confirmado na sexta-feira passada.

A empresa informou em um comunicado que avisará em breve pelo correio os clientes afetados pela decisão, que pretende "corrigir uma falha potencial no pedal do acelerador".

"Os modelos foram produzidos em uma fábrica conjunta na República Tcheca dentro de um projeto de cooperação entre as duas empresas", completa o comunicado. A Toyota anunciou na semana passada o recall de milhões de veículos na Ásia, Estados Unidos e Europa por problemas nos pedais do acelerador.

Além dos modelos da PSA, é produzido na planta o Toyota Aygo



O problema motivou uma queda de 14% no valor das ações do grupo japonês ao longo da semana passada. Uma queda equivalente a US$ 21 bilhões, cerca de R$ 39 bilhões. Até agora são 5,3 milhões de modelos da Toyota envolvidos no recall, mas o número pode subir e incluir, até mesmo, os veículos produzidos pela marca no Brasil.