Fundada em 1989 por Dan Panoz, o pequeno fabricante de esportivos de Hoschton, Geórgia, faz questão de manter um elo bem estreito com as pistas, algo que fica claro nos seus espartanos modelos de rua. Essa ligação fica ainda mais clara no mais novo modelo da Panoz, o Abruzzi "Spirit of Le Mans", apresentado no circuito de Le Sarthe, que abrigará a famosa prova nos próximos dias 12 e 13. O espírito da mítica corrida francesa está presente nas formas do cupê, largamente inspiradas no "batmóvel" das pistas Panoz GTR-1 (veja na galeria), que fez sucesso com para-lamas destacados e formas afiladas. O Abruzzi leva essa tendência ao limite e investe nas formas curvilíneas, que parecem ter sido desenhadas para agradar ao sombrio personagem de Bob Kane e incutir o medo nos criminosos da fictícia Gotham City.
O arrojo fica por conta dos faróis em LEDs em uma fileira verticalizada que acompanha os contornos dos para-lamas destacados, uma disposição repetida pelas lanternas. A grade bipartida é dividida pela porção central, que avança afiladamente sobre o planificado spoiler. A carroceria é construída em um novo material reciclado feito em múltiplas camadas, tão resistente e leve quanto a fibra de carbono, segundo a marca, mas com vantagens como o não-estilhaçamento e a possibilidade de ser recortado.
Veja a galeria completa do Panoz Abruzzi Spirit of Le Mans e do Esperante GTR-1!
Mais interessante que a carroceria é o que ela esconde. O Panoz Abruzzi "Spirit of Le Mans" conta com um motor de especificações não reveladas. A marca norte-americana adianta apenas que o propulsor gera mais de 600 cv de potência e singelos 81,5 kgfm de torque. Com disposição central-dianteira, o motor é administrado por um câmbio traseiro. Os radiadores de três estágios também estão instalados no eixo traseiro, um arranjo único que deve proporcionar um excelente equilíbrio dinâmico.
Ligação umbilical
A ligação umbilical com Le Mans vai além da denominação e do histórico da Panoz. Serão 81 carros produzidos artesanalmente, um número definido pelo número de edições da corrida realizadas entre 1923 e 2013. Cada um dos carros será entregue no circuito francês de Le Sarthe por ocasião de uma das provas. O número de chassis trará a data da 24 Horas de Le Mans daquele ano e também a abreviatura dos pilotos vencedores. O privilegiado comprador poderá ainda dar uma voltinha na parada que antecede a prova, além de assistir a tudo de camarote como convidado do fabricante. Tudo para reforçar o elo da Panoz com a pista, que ganhou corpo após a vitória do Esperante GTLM em 2006 na categoria GT2 - no mesmo ano o modelo venceu também as 12 Horas de Sebring.