UAI

O Salão do Automóvel de Genebra, que vai até dia 19, apresenta as novidades da indústria automotiva

Mostra na Suíça revela que os SUVs continuam dominando o mercado mundial, mas também pode-se ver por lá novos hatches e sedãs com jeito de cupê, para gostos bem diversificados

Publicidade
O Salão do Automóvel de Genebra, que vai até dia 19, apresenta as novidades da indústria automotiva
O Salão do Automóvel de Genebra, que vai até dia 19, apresenta as novidades da indústria automotiva Foto: O Salão do Automóvel de Genebra, que vai até dia 19, apresenta as novidades da indústria automotiva

Nos sete pavilhões, os visitantes podem conferir as principais novidades da indústria automotiva

 

Entre os destaques do Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, que se estende até o dia 19, o modelo que os brasileiros estão mais familiarizados é, sem dúvida, o Honda Civic. Mas a versão Type R, baseada na carroceria hatch, é muito mais do que o Civic Si, a versão mais nervosa do modelo que conhecemos por aqui. Os projetistas mandaram às favas qualquer compromisso com a sobriedade e apresentaram um carro sem qualquer receio de ter o estilo esportivo. Sob o capô, o motor 2.0 i-VTEC turbo, com injeção direta de combustível, tem 310cv de potência e 40,7kgfm de torque, números compatíveis com sua aparência agressiva. O câmbio é manual de seis marchas.

No Estande da Honda destaque para o Civic Type R, equipado com motor 2.0 turbo de 310cv de potência e 40,7kgfm de torque


A Volkswagen apresenta o sedã de luxo Aerton, substituto do CC (antes chamado de Passat CC). O modelo tem 4,86 metros de comprimento, 1,87m de largura, 1,42m de altura e 2,84m de entre-eixos, e a versão de produção ficou muito próxima ao conceito apresentado na última mostra suíça, o Sport Coupé GTE Concept. A tampa traseira é aberta junto com o vidro e o volume do porta-malas é de 563 litros. Serão oferecidas motorizações a gasolina e a diesel.

 


Para o Brasil, a marca afirmou que guarda o sedã Virtus, mas ainda sem data prevista. O Virtus é um veículo totalmente novo, derivado da plataforma MQB, a mesma usada pelo Golf. A Volks já planejava encaixar um três-volumes entre o Voyage e o Jetta. De certa forma, o anúncio também confirma que teremos um hatch com plataforma MQB, provavelmente a nova geração do Polo. E, além deles, essa plataforma também deve gerar para o Brasil dois novos modelos VW: um SUV compacto e uma picape pequena, provável substituta da Saveiro.

A Ford apresenta o Fiesta ST, versão nervosa do hatch compacto, com motor Ecoboost de 200cv e sistema que possibilita três modos de condução

DS 7 Crossback é o novo SUV híbrido da marca de luxo da PSA, equipado com um motor a gasolina e dois elétricos, que juntos geram 300cv

A Volvo apresenta o novo XC60 com visual mais moderno e ampla gama de motores, além de muita tecnologia para garantir uma condução segura

O EF7 Vision Gran Turismo, apresentado pelo piloto Emerson Fittipaldi, foi desenhado pelo estúdio Pininfarina e conta com motor V8 de 600cv


ESPORTIVOS O bicampeão de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi apresentou no Salão de Genebra o superesportivo EF7 Vision Gran Turismo com o design assinado pelo estúdio Pininfarina. Já a engenharia ficou por conta da HWA, derivada da preparadora AMG. O bólido tem motor V8 de 600cv e sua estrutura monocoque é de fibra de carbono, fazendo com que o veículo pese em torno dos 1.000kg. Se você não tem a grana para comprar esse modelo, saiba que ele estará disponível no game Gran Turismo Sport.

Porsche Panamera Turbo Sport Turismo é a nova perua da marca alemã, com opções de motorização que vão de 330cv a 550cv


A McLaren revelou o 720S, que substitui o 650S. O superesportivo leva motor 4.0 biturbo, com 720cv de potência e 78,5kgfm de torque. A aceleração até os 100km/h é em 2,9 segundos e a velocidade máxima de 341km/h.
A Aston Martin lança em Genebra a AMR, sua submarca de carros de corrida. Foram apresentados dois modelos: o Rapide AMR, que combina a leveza da fibra de carbono com um V12 6.0 com 600cv, e tem máxima de 337km/h; e o Vantage AMR Pro, bem específico para corridas. Apesar do motor com 507cv, ele é mais leve e tem rodas com cubo rápido e pneus esportivos.

A Ferrari 812 Superfast é equipada com moto V12 de 800cv e chega aos 100km/h em apenas 2,9 segundos, atingindo a máxima de 340km/h

A Alpine, marca que pertence à Renault, apresenta o A110, com carroceria de alumínio e motor 1.8 turbo de 300cv de potência

Jaguar I-Pace é o primeiro SUV elétrico da marca e tem 400cv de potência, com autonomia para rodar 500 quilômetros


CONCEITOS No quesito curiosidade, a Land Rover mostra o conceito Discovery Project Hero. Desenvolvido pela SVO, a divisão de veículos especiais, o conceito vem equipado com um drone capaz de enviar imagens ao vivo para equipes de emergência da Cruz Vermelha, em caso de algum desastre.

Aston Martin Vantage AMR tem carroceria leve e conta com motor de 507cv, além de rodas com cubo rápido

Já a Jaguar apresenta o conceito I-PACE, seu primeiro SUV elétrico, que tem previsão para chegar ao mercado em 2018. O utilitário-esportivo tem linhas esportivas e atinge os 100km/h em pouco mais de quatro segundos. A autonomia é de 500 quilômetros e para recarregar 80% das baterias são precisos 90 minutos. Os motores elétricos estão sobre os eixos (tração integral!) e geram 400cv e 71,3kgfm de torque.

Pop.Up é um veículo feito para andar em solo firme e no ar, fruto da parceria entre a fabricante de aviões Airbus e o estúdio Italdesign


Outro modelo que chama a atenção na mostra suíça é o Pop.Up, um conceito pensado para rodar na terra e no ar, desenvolvido em parceria pela fabricante de aviões Airbus e pelo estúdio Italdesign. No estande da Toyota, destaque para o conceito elétrico i-Tril, um compacto futurista com duas rodas na frente e uma atrás.

Destaque no estande da Toyota é o conceito elétrico i-Tril, um triciclo compacto futurista

[FOTO14]