Entre os destaques do Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, que se estende até o dia 19, o modelo que os brasileiros estão mais familiarizados é, sem dúvida, o Honda Civic. Mas a versão Type R, baseada na carroceria hatch, é muito mais do que o Civic Si, a versão mais nervosa do modelo que conhecemos por aqui. Os projetistas mandaram às favas qualquer compromisso com a sobriedade e apresentaram um carro sem qualquer receio de ter o estilo esportivo. Sob o capô, o motor 2.0 i-VTEC turbo, com injeção direta de combustível, tem 310cv de potência e 40,7kgfm de torque, números compatíveis com sua aparência agressiva. O câmbio é manual de seis marchas.
A Volkswagen apresenta o sedã de luxo Aerton, substituto do CC (antes chamado de Passat CC). O modelo tem 4,86 metros de comprimento, 1,87m de largura, 1,42m de altura e 2,84m de entre-eixos, e a versão de produção ficou muito próxima ao conceito apresentado na última mostra suíça, o Sport Coupé GTE Concept. A tampa traseira é aberta junto com o vidro e o volume do porta-malas é de 563 litros. Serão oferecidas motorizações a gasolina e a diesel.
Para o Brasil, a marca afirmou que guarda o sedã Virtus, mas ainda sem data prevista. O Virtus é um veículo totalmente novo, derivado da plataforma MQB, a mesma usada pelo Golf. A Volks já planejava encaixar um três-volumes entre o Voyage e o Jetta. De certa forma, o anúncio também confirma que teremos um hatch com plataforma MQB, provavelmente a nova geração do Polo. E, além deles, essa plataforma também deve gerar para o Brasil dois novos modelos VW: um SUV compacto e uma picape pequena, provável substituta da Saveiro.
ESPORTIVOS O bicampeão de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi apresentou no Salão de Genebra o superesportivo EF7 Vision Gran Turismo com o design assinado pelo estúdio Pininfarina. Já a engenharia ficou por conta da HWA, derivada da preparadora AMG. O bólido tem motor V8 de 600cv e sua estrutura monocoque é de fibra de carbono, fazendo com que o veículo pese em torno dos 1.000kg. Se você não tem a grana para comprar esse modelo, saiba que ele estará disponível no game Gran Turismo Sport.
A McLaren revelou o 720S, que substitui o 650S. O superesportivo leva motor 4.0 biturbo, com 720cv de potência e 78,5kgfm de torque. A aceleração até os 100km/h é em 2,9 segundos e a velocidade máxima de 341km/h.
A Aston Martin lança em Genebra a AMR, sua submarca de carros de corrida. Foram apresentados dois modelos: o Rapide AMR, que combina a leveza da fibra de carbono com um V12 6.0 com 600cv, e tem máxima de 337km/h; e o Vantage AMR Pro, bem específico para corridas. Apesar do motor com 507cv, ele é mais leve e tem rodas com cubo rápido e pneus esportivos.
CONCEITOS No quesito curiosidade, a Land Rover mostra o conceito Discovery Project Hero. Desenvolvido pela SVO, a divisão de veículos especiais, o conceito vem equipado com um drone capaz de enviar imagens ao vivo para equipes de emergência da Cruz Vermelha, em caso de algum desastre.
Já a Jaguar apresenta o conceito I-PACE, seu primeiro SUV elétrico, que tem previsão para chegar ao mercado em 2018. O utilitário-esportivo tem linhas esportivas e atinge os 100km/h em pouco mais de quatro segundos. A autonomia é de 500 quilômetros e para recarregar 80% das baterias são precisos 90 minutos. Os motores elétricos estão sobre os eixos (tração integral!) e geram 400cv e 71,3kgfm de torque.
Outro modelo que chama a atenção na mostra suíça é o Pop.Up, um conceito pensado para rodar na terra e no ar, desenvolvido em parceria pela fabricante de aviões Airbus e pelo estúdio Italdesign. No estande da Toyota, destaque para o conceito elétrico i-Tril, um compacto futurista com duas rodas na frente e uma atrás.
[FOTO14]