UAI

O plano de cinco anos da Fiat em detalhes

A marca planeja uma integração completa com a Chrysler, além da renovação da gama até 2015

Publicidade
Foto:

Um plano qüinqüenal ambicioso, como quase todos o são. A Fiat apresentou em Turim o seu plano estratégico para os próximos cinco anos. Entre os destaques está uma imersão completa na sua parceria com a Chrysler e uma renovação da gama Fiat para os próximos quatro anos na Europa. O número de lançamentos previstos e renovações é invejável. Para marca melhor, estão todos separados por marcas do grupo. Não ficam de fora nem os caminhões, com dois lançamentos planejados para a Iveco: a linha de médios Vertis em 2011, enquanto o Cavallino ganha uma nova geração em 2013.

Alfa Romeo

A marca planeja um retorno aos Estados Unidos e também às suas origens. Modelos como o cupê GT chega ao final da linha. O sedã 159 sai também em 2012, mas cede o seu lugar ao Giulia sedã e station, que entram em cena no mesmo ano e estão destinados aos EUA. Tal como o novo Brera e Spider (foto de abertura), marcados para 2011 na Europa e 2013 no país norte-americano, o três volumes deve possuir uma nova plataforma com tração traseira (deixada de lado na década de 90), provavelmente a mesma do Chrysler 300 C. Uma antiga "promessa" da marca será concretizada, com um utilitário esportivo de porte médio em 2012, mas ainda será lançado um modelo maior em 2014.

Ferrari

Até a exclusiva fábrica do cavalinho rampante terá mudanças extensas. A começar pela substituta do cupê de quatro lugares 612 Scaglietti, já em 2011. A 599 GTB também será renovada no ano seguinte. Em 2013 é a vez do conversível California Spider assumir a sua porção M com modificações. Novas versões da 458 Italia também surgirão, como uma Spider no ano que vem, seguida por uma configuração mais braba, na linha da 430 Scuderia.

Fiat

O coração do grupo vai renovar completamente a sua gama até 2015. Alguns modelos serão renovados, como o Linea em 2011, mas outros chegam ao fim da linha, como o monovolume Idea em 2012, que vai permanecer renovado no Brasil. Um novo carro de entrada criado para o mercado norte-americano é esperado para 2012, enquanto a linha Palio - foto inferior - (hatch, Siena, Strada e Weekend) mudará em 2011. O Bravo novo chega na metade de 2013, com uma versão sedã esperada para os EUA em 2012.

O Seiscento será reintroduzido em 2011, junto com um novo modelo citadino em 2013. O Panda, o modelo mais vendido da marca na Europa, será produzido na Itália em uma nova geração a partir do ano que vem. O retrô 500 vai ser reestilizado em 2012, junto com o Grand Punto. Já o Punto será renovado em 2011. Um destino melhor do que o top de linha Croma, o MPV Múltipla e a van Ulysse. O Sedici, crossover com base no Suzuki SX4, também se despede em 2013. Em compensação, em 2012 a marca entra no off-road com uma picape na faixa de 1 tonelada de carga, um projeto a ser compartilhado com a linha Ram de utilitários.

Jeep

O Wrangler muda na metade do ano que vem e deve ganhar a opção de motores renovados. O Patriot e o Compass vão embora, mas o Jeep Grand Cherokee entra no ano que vem, em uma geração que já foi revelada no plano de reconstrução do grupo Chrysler. O Liberty também ganha uma nova encarnação, que deve ser dividida com a Fiat no projeto de um jipe mais europeizado.

Lancia/Chrysler

A marca de luxo vai se integrar com a Chrysler em novos produtos com o mesmo direcionamento de mercado. O Phedra será o primeiro a dar adeus. O Chrysler 300C novo chega em 2011, mesmo ano em que a Lancia lança o novo Ypsilon. O Musa sai de linha com o companheiro Idea em 2012. O Delta segue o mesmo rumo em 2013, substituído por uma nova linha de médios, com direito a um sedã planejado para o mercado americano em 2013. São esperados um inédito crossover em 2013.

Debutante - em 2011 o Palio completa 15 anos e ganha sua segunda geração



Maserati

A marca vai ganhar um novo Quattroporte, capaz de fazer frente aos novos cupês de quatro portas como o Aston Martin Rapide e o Porsche Panamera. Enquanto o GranTurismo e GranCabrio permanecem no mercado, um novo sedã menor é planejado para fazer frente a trinca germânica: Audi A6, BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E.

Leia mais sobre as novidades do grupo Fiat.