Prometendo antecipar o que está por vir no mercado das picapes, a Ford revelou sua nova obra na seara dos parrudos no Salão de Detroit, que termina amanhã. O Ford Atlas Concept promete ser pioneiro em economia de combustível e também em desempenho tecnológico no segmento. Mesmo assim, o modelo apresentado no quintal de casa pela montadora de Michigan permanece com as principais características favoritas dos fãs. O carro mais vendido nos EUA é a picape F-150.
DESIGN A robustez permanece, mas permeada por toques futuristas. A grade cromada e os faróis de LED dão a entonação do que a Ford almeja. Afinal, a montadora originária dos subúrbios de Detroit é a líder nesse segmento. Outro ponto a se destacar na imponente dianteira do conceito é o nome Atlas em destaque no capô. O para-choque traseiro também é cromado e o veículo conta com escapamento duplo. A caçamba tem inúmeros pontos de amarração de carga, tanto nas laterais quanto no assoalho, e tomadas de 110V para acoplagem de ferramentas. No interior, muitíssimo bem acabado, o condutor tem excelente visibilidade e os ocupantes dispõem de extremo conforto e de uma visão deslumbrante do painel e de seus componentes. O interior é um dos pontos altos do Atlas.
MAIS ECONÔMICO De acordo com a montadora, o grande destaque do conceito é o baixo consumo graças à nova geração do motor EcoBoost, que se utiliza de injeção direta e turbo, economizando cerca de 20% de combustível e reduzindo em até 15% a emissão de dióxido de carbono. Para diminuir mais o consumo, o Atlas conta com sistema auto start-stop, que desliga o motor quando o veículo está parado no trânsito ou no semáforo. A Ford vai além. Alguns interessantes tópicos para auxiliar na aerodinâmica merecem destaque, como o fechamento ativo da grade do radiador e o defletor dianteiro móvel (o spoiler é rebaixado em alta velocidade). As rodas ficam “escondidas” para aperfeiçoar a aerodinâmica. A Ford afirma que, com todos esses itens combinados, há economia de mais de 0,85km/l.
Além de todos esses adventos, a nova picape Ford ainda tem o Ford tailgate step, que é um degrau embutido na tampa traseira para facilitar o acesso à caçamba e que serve também de suporte para apoiar cargas muito longas. Com todos esses itens e melhorias no design com o Ford Atlas Concept, a montadora dos subúrbios de Detroit demonstra estar antenada no futuro e indica os rumos que sua poderosa F-150 tomará em breve.