Ele só vai mostrar a cara ao grande público no Salão de Detroit, em janeiro, mas a Mercedes-Benz adiantou as primeiras informações da nova geração do Classe C. Trata-se de um lançamento de peso, já que a linha C é a mais vendida da marca alemã, nada menos que 2,4 milhões de unidades desde o lançamento da atual geração, em 2007. A melhor parte é que o sedã será fabricado no Brasil a partir de 2016, quando a nova fábrica de Iracemápolis (interior de São Paulo) estiver pronta.
As linhas do Classe C ficaram mais agressivas, musculosas e aerodinâmicas. Como de costume, são dois tipos de dianteira. A esportiva traz a estrela no centro da grade. Já a frente clássica, disponível apenas para a linha Exclusive, carrega a estrela da Mercedes sobre o capô. A família C é composta por três integrantes: sedan, coupé e touring (a perua). Também são três as linhas de design do Classe C: a Avantgarde é um sedã com pinta de esportivo; a Exclusive dá ênfase ao luxo; e a AMG, esportiva de verdade.
A nova geração está ligeiramente maior – com mais 9,5 centímetros de comprimento (4,68 metros) e 4cm mais largo (1,81m) – destinando mais espaço para os ocupantes, com o ganho de 8cm de entre-eixos (2,84m). Mais espaço também para a bagagem, agora com 480 litros de volume no porta-malas. Mesmo tendo ganhado medidas, o Classe C ficou 100 quilos mais leve graças ao vasto uso de alumínio. O modelo também teve melhorias aerodinâmicas, alcançando um coeficiente de 0,24. O resultado? Uma redução de 20% no consumo de combustível.
DENTRO
No painel, elementos clássicos como couro e madeira dividem espaço com apliques metálicos, que remetem à esportividade. Flutuando sobre a coluna central, um display de sete polegadas sensível ao toque comanda telefonia, navegação e entretenimento. Outra novidade da série C é o head-up display, que projeta informações como velocidade do carro e instruções de navegação no para-brisa, evitando que o motorista tire os olhos do caminho.
TRÊS
No lançamento serão oferecidas três opções de motor. Dois funcionam com gasolina, equipados com sistema start/stop e injeção direta: o C 180 traz sob o capô um propulsor 1.6 de 156cv de potência e 25,4kgfm de torque. Já o C 200 vem equipado com um 2.0 litros de 184cv e 30,5kgfm. A terceira opção é a diesel, o C 220 BlueTEC, com um 2.2 litros, de 180cv e 40,7kgfm. Mas em breve a gama de motores vai expandir, incluindo até um híbrido a diesel.
Dependendo da potência existem duas opções de transmissões manuais de seis marchas, além de outra automática de sete velocidades. Todos os modelos da família Classe C trazem direção eletromecânica com assistência variável. Como opcional, o novo sedã pode ser equipado com suspensão pneumática, por meio da qual o motorista pode escolher entre quatro configurações: comfort, eco, sport, sport%2b e individual.
AUTÔNOMO
O novo Classe C herdou diversos equipamentos sofisticados, até então usados apenas nos irmãos mais ricos da Classe E e S: o Collision Prevention Assist Plus é capaz de executar uma frenagem quando detecta algum perigo de colisão e o motorista não reage. O Stop&Go Pilot é o seu melhor amigo no meio de um engarrafamento, arrancando e freando o veículo sem sua interferência, apenas seguindo o veículo da frente. O assistente de sinalização de trânsito realiza a leitura das placas e alerta caso o motorista tenha entrado na contramão ou excedido a velocidade máxima da via. O ar-condicionado “conversa” com o GPS e, inteligente que é, reconhece quando o veículo está em um túnel, ligando a recirculação para que o ar viciado daquele ambiente não adentre o habitáculo.