Se 2007 foi o ano das melhores vendas para a indústria automobilística, este será marcado pelos lançamentos. São muitos modelos nacionais e importados, principalmente vindos do México e isentos de alíquota de importação. O sedã Fiat Linea, o novo Gol, e a nova linha Corolla são alguns dos lançamentos mais esperados deste ano.
Conheça alguns carros que devem ser lançados no Brasil em 2008!
Primeiro semestre
O primeiro lançamento do ano é o novo Ford Ka, que começa a ser vendido no fim deste mês. Modelo ficou maior e foi apresentado à imprensa em dezembro, com motores flex 1.0 e 1.6 e na configuração duas portas. Um dos lançamentos mais esperados do ano é mais uma nova geração do Gol. Trata-se de um novo carro que será apresentado em março.
O Fiat Stilo com câmbio automatizado chega este mês. Trata-se de uma caixa manual com troca automática. O sistema tem custo menor em relação a uma caixa automática convencional. O pequeno Kia Picanto estréia reestilizado. Land Rover Defender 2.4 é outra novidade, além do Subaru Impreza hatch. A Chrysler apresenta o modelo 300C com motor V6 e nova Grand Caravan. A marca Jeep aposta no Cherokee Sport. A Renault importa o Mégane Cabriolet e o monovolume Scénic na configuração de sete lugares.
A Fiat apresenta o sedã Linea, que compartilha a plataforma do Punto, e estréia motor 1.9 16V flex de 130 cv. O evento será em junho. A marca lança ainda a nova perua Palio Weekend, que o caderno de Veículos do jornal Estado de Minas e o Portal Vrum mostraram com exclusividade as fotos da traseira, em que se vêem as novas lanternas estreitas e compridas, as mesmas do Siena. A nova linha Corolla é outro lançamento aguardado e será mostrada no segundo trimestre. O VW Fox passará a ser equipado com motor 1.4 flex e a Volks vai importar do México a perua do Jetta e o charmoso conversível Eos.
A Citroën vai importar o C4 Grand Picasso, de sete lugares, para concorrer com o rival Scénic. A Renault lança também versão com apelo aventureiro do Sandero, que será denominada Sandero Cross. A BMW trará os modelos conversível e cupê da Série1. Jaguar XS é o sucessor do S-Type e a Audi aposta no cupê A5. A Volvo importa a perua V70 e a Ford vai trazer o Edge. O utilitário Captiva é a aposta da GM no segmento.
Segundo semestre
A Volks voltará ao segmento dos sedãs compactos, com modelo derivado do novo Gol. Pode-se dizer que é releitura do Voyage. A GM vai apresentar um novo hatch. O Citroën C3 vai entrar no bisturi pela primeira vez e o Fiat Punto terá finalmente versão esportiva de verdade, a Abarth, com motor 1.4 turbo, de 150 cv.
No segmento dos médios, um dos mais importantes lançamento é a nova geração do ótimo Ford Focus, modelos perua e sedã, que serão produzidos na Argentina e semelhantes ao europeu. A Citroën começará a vender a nova geração do C5. Enquanto a Audi espera seduzir os clientes com a nova geração do A4 e o superesportivo R8.
A Honda vai mostrar o novo Fit. O CR-V será importado do México e a nova geração do Accord, do Japão. A Fiat completa a família Palio com a nova picape Strada, sempre a última a chegar. Poderá estrear ainda a picape média da marca, que será fabricada na Argentina.
O utilitário Kia Mohave, que será mostrado este mês no Salão de Detroit, deve chegar no fim do ano. O Mitsubishi TR4 será reestilizado. O VW Tiguan, utilitário-esportivo médio, deverá mesmo ser importado. A Volvo pretende trazer o novo XC60, enquanto a Dodge arrisca o Nitro. A BMW importará o crossover X6, além da perua da Série 3 e o M3 conversível.
Veja como foi o ano de 2007 no Veja Também, no canto superior direito desta página.