Aproveitando o dólar barato, a General Motors decidiu importar, a partir do segundo trimestre de 2008, o Chevrolet Captiva, primeiro utilitário-esportivo da marca para a Europa. Desenvolvido sobre a plataforma do Opel Antara, o modelo foi apresentado no Salão de Paris, em setembro de 2006, e lançado no início deste ano no mercado europeu.
A carroceria tem linhas bem atuais, traçadas no renovado centro de design da GM, na Coréia do Sul. Faróis mais espichados, grade com a barra cromada e símbolo da marca (a gravatinha) maior, pára-choque integrado à carroceria (com faróis de neblina embutidos), linha de cintura alta e do teto em arco, molduras pretas nos pára-lamas, rodas de 18 polegadas, lanternas com elementos circulares e saída de escape dupla formam um conjunto mais esportivo, agressivo e identificado com os outros modelos lançados recentemente pela marca. Suas dimensões externas são as de um modelo médio-grande: 4,63 m de comprimento; 1,85 m de largura; e 1,72 m de altura.
Espaço
A boa distância entre-eixos (de 2,70 m) dá ao Captiva amplo espaço interno, podendo acomodar até sete pessoas, na versão mais equipada. A capacidade do porta-malas é de 465 litros, e pode ser aumentada para 930 litros, com o rebatimento assimétrico dos bancos da segunda fila. Mas, com os sete bancos, o espaço é reduzido a 85 litros. O interior segue a mesma filosofia esportiva, com bancos revestidos em couro preto e vários detalhes que imitam alumínio, inclusive no volante (de quatro raios).
A GM ainda não decidiu qual versão vai importar, mas, na Europa, o utilitário-esportivo é vendido com três opções de motor, sendo duas a gasolina (2.4, de 136 cv; ou V6 3.2, de 233 cv) e uma a diesel (2.0, de 152 cv). Segundo a GM, o propulsor a diesel tem média de consumo cidade/estrada de apenas 13,5 km/l. O sistema de tração na quatro rodas é opcional, e, por meio de diferencial eletroidráulico (com comando eletrônico e funcionamento eletromagnético), pode variar a força nos dois eixos até a razão de 50/50. Para garantir conforto e estabilidade de carro de passeio, o Captiva tem suspensões independentes. Mas, para encarar o fora-de-estrada, faltam bons ângulos de ataque, 24,4°; saída, 22,2°; e ventral (entre os eixos), 17,8°.
A lista de equipamentos de série é bem completa, e inclui controle eletrônico de estabilidade (ESP); freios ABS; airbags frontais, laterais e de cortina; ar-condicionado automático e independente; CD Player com MP3; bancos em couro; sensores crespuscular e de chuva; e computador de bordo.