Após a Chevrolet S10, é a vez da Ford Ranger se livrar da pecha de decana do segmento. Desde 1994, quando chegou ao Brasil, o utilitário vive a mesma encarnação, levando tapas estéticos de forças variadas. A terceira geração da picape média está sendo lançada nesse final de semana em Salto, na Argentina. Além do desenho atual e encorpado, que segue o estilo bold (ousado) da Ford americana, a Ranger ganhou outro reforço a muito esperado: a oferta de versão flex. Trata-se do motor 2.5 16V flez de 168/173 cv de potência e 24,1/24,8 kgfm de torque, sempre em dupla com o câmbio manual de cinco marchas.
Além do Duratec flex, há também o novo Duratorq 3.2 turbodiesel. Tal como outros motores da nova geração já adaptada aos limites de emissões do Proconve L6, esse o cinco cilindros tem bem mais potência e torque do que o anterior. São 200 cv e 47,9 kgfm, administrados pelo câmbio manual de seis marchas ou um automático com o mesmo número de velocidades e opção de trocas sequenciais. Há também oferta de tração integral com acionamento por botão e marcha reduzida. Tanto um propulsor quanto o outro se enquadram entre os mais potentes da categoria. Ainda haverá um diesel 2.2 de menor rendimento em versão de acabamento simples, voltado para frotistas.
Versões e preços
Para ambos motores, há três ofertas de versões: a básica XLS, a intermediária XLT e a top Limited. Com motor 2.5, a Ranger mais barata é a XLS cabine simples (CS), que parte de R$ 61.900, valor que passa para R$ 67.600 na configuração cabine dupla (CD). A carroceria para cinco passageiros é a única disponível para a XLT e Limited, que partem de, respectivamente, R$ 75.500 e R$ 87.500. Já a oferta do modelo diesel começa nos R$ 97.900 pedidos pela XLS CS, aumentando para R$ 106.900 no caso da XLS CD. A XLT CD sai por R$ 114.900 ou R$ 120.400 quando equipada com câmbio automático. A top Limited 3.2 CD automática, por sua vez, chega aos R$ 130.900.
Equipamentos
A Ranger XLS 2.5 traz ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, CD/MP3 com tela LCD de 4,2 polegadas, computador de bordo, direção ajustável em altura, rodas de liga leve aro 16 e freios ABS com EBD. Infelizmente, o duplo airbag frontal só está disponível como item de série na versão XLS cabine dupla a diesel.
A intermediária XLT soma a esses itens ar-condicionado digital com duas zonas de ajuste, volante multifuncional, controle de cruzeiro, viva-voz Bluetooth, vidros elétricos um-toque para todos, controle eletrônico de estabilidade, além de elementos como rodas de liga leve aro 17, estribos e detalhes de acabamento cromados. Aliás, o sistema de controle eletrônico também dimensiona a tração, além de contar com recursos como auxílio de partida em rampa e controle de descida, entre outros.
A Limited investe em um pacote de segurança mais sofisticado, com direito a airbags laterais dianteiros e do tipo cortina, câmera traseira, piscas nos retrovisores, sensores de chuva e de luminosidade, além de itens como navegador GPS, bancos de couro, ajustes elétricos do banco do motorista, entre outros. Por fora, destaque para o santantônio esportivo integrado e ao bagageiro.