A nova geração da Ford Ranger, um dos principais produtos do portifólio da marca do oval azul, foi apresentada no Salão de Buenos Aires como protótipo, mas revela as linhas definitivas da picape, que será lançada oficialmente em 2012. A montadora anunciou que o modelo será produzido em três continentes e vendido em mais de 180 mercados mundiais, tornando-se um dos produtos de maior abrangência da marca. A fábrica da Ford em Pacheco, na Argentina, já está sendo preparada para produzir a nova picape e vai abastecer o mercado brasileiro.
Desenvolvida como plataforma global, a nova geração da Ranger foi testada em condições e ambientes extremos nos cinco continentes. Seu design mudou, ganhando aspecto mais agressivo, com linhas musculosas e estilo jovial. Por dentro, a picape ficou mais espaçosa, acomodando confortavelmente três passageiros no banco traseiro, além de ter acabamento de boa qualidade e um interessante pacote tecnológico, que garante dirigibilidade agradável. Com distância entre-eixos de 3.220mm, a Ranger ganhou também em capacidade de carga. A caçamba da cabine dupla tem comprimento de 1.549mm, com altura de 511mm, proporcionando um volume de carga de 1,21m³.
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O novo chassi da picape foi projetado para transportar mais peso e volume, e a maior rigidez da carroceria garante bom desempenho no fora de estrada, graças à altura elevada em relação ao solo: 230mm com pneus de 16 polegadas. A suspensão traseira conta com sistema que possibilita calibração adequada a várias condições de piso, para garantir um rodar seguro e confortável.
TECNOLOGIA
A engenharia da Ford revela que foi feito um trabalho de isolamento acústico na cabine para filtrar os ruídos provenientes do motor, garantindo maior conforto. Além disso, motorista e passageiros podem contar com um pacote de ingredientes tecnológicos, que inclui sistema Bluetooth com controle de voz e painel com desenho inspirado no teclado de celulares, com entrada auxiliar para iPod e MP3. A cabine tem ainda 20 porta-objetos, incluindo porta-luvas com capacidade para acomodar um laptop e um compartimento oculto sob o banco traseiro. O console tem compartimento refrigerado, ligado ao sistema de ar-condicionado, com capacidade para seis latas.
Entre as opções de motorização, destaque para o Duratorq TDCi 2.2, o menor da nova família de propulsores a diesel da marca, com potência de 127cv e torque de 33,6kgfm, acoplado a um câmbio manual. O modelo conta ainda com caixa de transferência com controle eletrônico que permite selecionar a tração 4x2 ou 4x4 por meio de um botão no painel. Para alguns mercados, a Ford vai disponibilizar uma nova transmissão automática de seis velocidades.
No quesito segurança, o modelo terá airbags para motorista e passageiro da frente, além de bolsas infláveis nas laterais dianteiras e de cortina para proteção da cabeça. Controles eletrônicos de estabilidade e tração e freios ABS são complementados pela disponibilidade de controle de estabilidade de reboque, controle de carga adaptativo e sensor anticapotamento, que garantem maior segurança quando o veículo reboca cargas pesadas. A nova Ranger é também a primeira picape a incorporar elementos de proteção para pedestres, graças às linhas arredondadas sob o capô e para-choque com materiais absorvedores de energia.