A mesma vigilância ecológica que está de olho nos carros de alto desempenho não poupa as competições, vilanizadas. Para tirar esse peso dos ombros, estão se tornando comuns a anulação das emissões por meio de plantio de mudas, entre outras ações. Que incluem, até mesmo, a criação de mais competições de carros verdes. A Nissan prova que entrou nessa onda o Leaf NISMO R (de Racing Competition), revelado no Salão de Nova York.
O hatch elétrico foi projetado pela divisão de alta performance da Nissan. Mas não guarda muito mais do que a semelhança estilística com o Leaf. Ao menos ficou a propulsão elétrica, que gera no carro de competição aparentemente frustrantes 108cv e 28,6kgfm. Aparentemente porque não leva em consideração o peso de 938 kg, 40% mais leve que um Leaf convencional.
Com essa redução, ficou fácil ir até aos 100 km/h em 6,8 segundos. Se aceleração empolga, a velocidade máxima é limitada a apenas 150 km/h. Tudo para não exaurir as baterias de íons de lítio. Em relação ao carro de série, muda também o posicionamento do conjunto de motor elétrico, baterias e inversor de corrente, tudo localizado entre-eixos. Dali, o motor envia a força para as rodas traseiras, ao contrário do hatch de produção, dotado de tração dianteira.
Mas se tem uma coisa que o Leaf NISMO RC fica devendo a modelos de competição convencionais é o tempo de pit-stop. Na melhor das hipóteses, o carro chega a 80% da sua carga em uma tomada rápida em "meros" 30 minutos. O jeito é apelar para competições divididas em baterias bem espaçadas. De apenas 20 minutos cada. Afinal, esse é o tempo que o pack reduzido de baterias proporciona.