De Punta del Este, Uruguai - O New Fiesta é uma importante arma para a Ford dentro da sua estratégia de desenvolver modelos globais. Mas, ao contrário do que fazem outros fabricantes, a marca do oval azul optou por lançar primeiro no Brasil o modelo sedã, para depois trazer, também do México, a opção de dois volumes. O hatch chega com uma missão bem mais difícil: vender duas vezes mais do que o primo de três volumes. E para cumprir esse objetivo a Ford está apostando nos consumidores jovens, mais interessados em tecnologia. Por isso, toda a filosofia de marketing do modelo está voltada para as competições, principalmente o Mundial de Rally (WRC).
Sérgio Melo, do programa Vrum, também acompanhou o lançamento do New Fiesta hatch e conta as primeiras impressões. Clique e ouça:
DESIGN Além da traseira, o hatch tem alguns pequenos detalhes que o diferenciam do sedã: a grade dianteira tem uma moldura na cor da carroceria, em vez das três barras cromadas; as duas rodas de liga disponíveis (a de 16 polegadas só é vendida no catálogo mais completo) têm desenho exclusivo; e luzes de LEDs incrustadas no para-choque dianteiro (que também estarão na linha 2012 do modelo de três volumes). Essas alterações deram um ar mais esportivo à frente. A linha de cintura ascendente ficou mais equilibrada no hatch. A traseira também tem um conjunto bem harmônico e de linhas mais recortadas, combinando com as grandes lanternas, o extrator de ar, o defletor no teto, a barra cromada acima da placa e o refletor integrado ao para-choque. São quatro opções de cores perolizadas (verde, azul, vermelho e cinza), três sólidas (preto, branco e vermelho) e uma metálica (prata).
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INTERIOR Por dentro, o New Fiesta hatch mantém a mesma qualidade do acabamento do sedã. Os materiais têm boa aparência e superfície agradável ao toque. Misturando tons de cinza, preto e detalhes em plástico que imitam metal no volante, painel, pomo da alavanca de marchas, o habitáculo tem uma atmosfera que mistura elegância e esportividade. Destaque para o volante multifuncional o Sync. Desenvolvido em conjunto com a Microsoft, o sistema possibilita ao motorista e aos passageiros, por meio de comando de voz, receber ou fazer chamadas telefônicas, sincronizar agendas, ouvir músicas (que podem ser agrupadas por gênero, artista etc.) e enviar ou receber mensagens do celular usando Bluetooth. Na verdade, o sistema não traduz em texto o que o motorista ou passageiro diz. São 15 mensagens prontas que aparecem no menu. O ruim é que a tela central, que exibe o cardápio, tem que ficar bem no meio do painel para atender a motorista e passageiro da frente. Se o motorista estiver sozinho, terá um pouco de dificuldade para visualizá-la.
CONFORTO O novo hatch tem bancos dianteiros confortáveis e que apoiam bem os corpos de motorista e passageiro, sendo que o do motorista tem regulagem de altura. Infelizmente, a regulagem do encosto é por alavanca e não por botão giratório, que é mais prático. O espaço no banco traseiro é um dos pontos negativos do modelo. Há conforto apenas para dois adultos que tenham estatura mediana (não mais que 1,80m de altura). O porta-malas tem capacidade compatível com a de outros modelos do segmento: 290 litros. O pacote de segurança é bem completo, mas para um modelo que tem preço inicial de quase R$ 50 mil, os freios ABS e airbag duplo frontal deveriam ser equipamento de série. A Ford também não incluiu na lista (nem como opcional) o sensor de estacionamento para auxiliar nas manobras em marcha a ré, já que a visibilidade traseira é ruim.
RODANDO O New Fiesta hatch tem o mesmo motor 1.6 Sigma Flex, de 110cv (gasolina) ou 115cv (etanol), e, em uma primeira e rápida impressão, demonstrou que proporciona bom desempenho sem consumir muito. Mas é um pouco áspero acima das 4.000rpm, o que incomoda. O câmbio manual de cinco marchas tem engates macios e precisos e relações de marcha estão bem dimensionadas. A opção do automático, por enquanto (segundo a Ford), está descartada. Um equipamento interessante é o assistente de partida, que segura o carro na subida ou descida (em manobras em marcha a ré) por três segundos antes do motorista pisar no acelerador. A suspensão equilibra bem conforto e estabilidade, mas é um pouco barulhenta. A direção, que tem assistência elétrica, está bem calibrada.
PREÇOS São três catálogos, com os seguintes preços e principais equipamentos: R$ 48.950 (ar-condicionado, vidros, CD Player, computador de bordo, alarme e travas e espelhos com comando elétrico), R$ 51.950 (acrescenta freios ABS, airbag duplo, sistema Sync, assistente de partida e controles de tração e estabilidade) e R$ 54.950 (sete airbags, bancos em couro, rodas de liga de 16 polegadas, luzes de LEDs no para-choque dianteiro, descansa braço e espelhos retrovisores externos com aquecimento e setas integradas).