Parar o carro na rua requer alguns cuidados para preservar o patrimônio, pois são muitas as ameaças, que vão desde pequenas batidas na porta até quedas de árvores e vidros quebrados. O veículo fica exposto a uma série de riscos.
FURTO
Embora seja cada vez mais difícil o carro "sumir" na rua, devido a adoção de tecnologias eficientes (como chaves codificadas, alarmes sofisticados e bloqueadores), é prudente o dono do carro prestar atenção em alguns detalhes antes de estacioná-lo. Primeiro, evite parar em locais ermos ou suspeitos. Com toda essa tecnologia, os ladrões têm abordado os motoristas quando eles estão abrindo a porta do veículo. Para evitar porta empenada, vidro quebrado, e outros prejuízos do tipo, o dono deve evitar as iscas para ladrões: envelopes, carteiras, celulares, bolsas, pastas, sacolas ou qualquer tipo de objeto deixados à vista, dentro do carro. As antenas ainda são objetos desejados pelos amigos do alheio. Portanto, antes de fechar o carro, guarde-a no porta-luvas ou debaixo do banco.
APERTADA
Atualmente, com a falta de espaço nos grandes centros urbanos, fica cada vez mais difícil encontrar vaga espaçosa. Por isso, é importante a instalação de frisos laterais no carro. Mas isso não é garantia para evitar pequenos arranhões e amassados, pois os frisos nem sempre são instalados na parte ideal das portas e as diferenças de altura e posição das mesmas entre os veículos acabam tornando-o ineficiente. Em casos em que o dano não atinge a pintura, o ?martelinho de ouro? pode ser recurso barato e que mantém a originalidade do veículo. Outro item importante ao estacionar em vagas apertadas são os retrovisores rebatíveis, que ajudam a evitar os danos causados por pedestres que passam entre os veículos.
ÁRVORES
Uma ocorrência bastante comum, principalmente na capital, é a queda de árvores. Para evitar problemas, e poder aproveitar bem a sombra que ela gera, convém observar o estado da árvore, que pode, por exemplo, estar rachada e com uma inclinação bastante acentuada ou com um grande número de galhos secos, que certamente podem se desprender a qualquer momento.
Responsabilidade Mas se o carro for atingido por uma árvore na rua, pode-se acionar a prefeitura do município. Segundo o advogado Luís Felipe Silva Freire, "nesse caso, por imposição constitucional, a responsabilidade civil do poder público é objetiva, sob a modalidade de risco administrativo, o que significa que o cidadão não precisa provar a culpa do agente público. Assim, quando um cidadão sofre um dano moral, físico ou patrimonial (veículo danificado), responde o município, o estado ou a União, pelo prejuízo, sem o ônus de ter o cidadão que provar a culpa da administração pública". Basta que o proprietário do veículo acione a PM para fazer o boletim de ocorrência, tire fotos do local e do veículo e anote os nomes e endereços de duas testemunhas. Depois, junte com orçamentos dos prejuízos causados ao carro e recibos de táxi ou aluguel de outro veículo, para entrar com ação judicial.
CONSTRUÇÕES
Outro prejuízo que pode vir de cima é aquele causado por construções. Por isso, o proprietário do carro deve evitar estacioná-lo em locais muito próximos a prédios em construção. Embora as construtoras sejam obrigadas a colocarem tablados ou redes de proteção, sempre há o risco de queda de objetos, massa de concreto, tinta etc. Mas se o carro for danificado, o dono deve acionar a construtora. O procedimento é o mesmo adotado na queda de árvore.
FLANELINHAS
Existem os que trabalham sério, mas existem também aqueles picaretas e desonestos que pedem a chave para trocar o faixa azul e não trocam, que estacionam em porta de garagem, que esbarram o carro em manobras, e por aí vai.
MANOBRISTAS
Essa é só para quem acha que, entregando as chaves para o manobrista, está resolvendo de forma segura o problema de estacionamento: na maioria das vezes, o carro é estacionado na rua mesmo.
ESTACIONAMENTO
Se o dono quer cuidar bem mesmo do carro, o melhor é procurar um estacionamento e ter garagem em casa. Para se ter uma idéia da importância disso, a falta de local para guardar o veículo encarece o preço seguro em cerca de 5%, de acordo com a seguradora Santa Branca Seguros.
Na rua - Como e onde parar
Ao estacionar o carro, o motorista deve analisar bem o local, para evitar a visita indesejável dos amigos do alheio e danos em portas, vidros, retrovisores e pintura