DESIGN Curiosamente, a Audi segue o inverso do tradicional e comportado desenho de seu hatch e aposta na jovialidade do sedã. As diferenças entre o três volumes de produção e o conceitual apresentado no Salão de Genebra em 2011 são poucas, mas trazem ao primeiro aspecto mais jovial do que a robustez intrínseca ao segundo. O modelo definitivo foi apresentado em abril daquele ano no salão de Shangai. Os vincos no capô, no entanto, dão um tom furioso para a dianteira do sedã, mas o para-choque fica "lá embaixo", próximo ao chão, acentuando a esportividade. O estilo "tornado line", que estende as linhas laterais por toda a carroceria, exprimem continuidade e velocidade, uma bela sacada dos elaboradores do design do sedã compacto. A traseira ficou um primor, com as lanternas convergindo até a tradicional logo da fabricante. Além disso, há uma proeminência da tampa do porta-malas que remete a um aerofólio e incrementa o estilo da derivação.
PORTA-MALAS A capacidade de 425 litros é boa, mas os pescoços de ganso, que ficam embutidos para não danificar as bagagens, diminuem o espaço. Vale destacar também a leveza do sedã, que pesa apenas 1.250kg graças à substituição clínica de determinadas peças e o capô todo trabalhado em alumínio.
CONFORTO O interior é bem acabado e as características não fogem nem um pouco das do hatch, já que até os itens de entretenimento são iguais aos do irmão. O comprimento do A3 sedã é um trunfo. Seus 4,46 metros e distância entre-eixos de 2,64m proporcionam bom espaço interno. O espaço para os ocupantes dos bancos dianteiros é similar ao do cupê e atrás os ocupantes ficam extremamente confortáveis. Ao contrário de seu concorrente direto, o Mercedes Classe A, o A3 Sedan, por não ser um cupê-sedã, tem teto elevado, garantindo o conforto de ocupantes de maior estatura.
MOTORIZAÇÃO Na Europa, o A3 sedã receberá três tipos distintos de propulsores de quatro cilindros. O três volumes dispõe do 2.0 TDI de 152cv e 32,6kgfm de torque; do 1.4 TFSI de 142cv e 25,4kgfm de torque e do 1.8 TFSI de 182cv e 25,4kgfm de torque. A montadora já definiu que o modelo em sua versão com motor 1.4 deve partir dos 25 mil euros, cerca de R$ 65 mil. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automatizado de sete velocidades.
SAGACIDADE A versão esportiva, o S3, apresenta modificações no para-choques, na grade, nas entradas de ar, no spoiler traseiro e algumas outras. Contudo, o maior destaque é o motor, um propulsor 2.0 TFSI que entrega pouco mais de 300cv e 38,7kgfm de torque. Equipada ainda com transmissão S tronic, o três volumes vai até 100km/h em 4,9 segundos e a velocidade máxima é de 250km/h, controlada eletronicamente. O S3 chegará meses depois do início das vendas do A3.