O conceito Verve Sedan, da Ford, dá continuidade à família que surgiu para o mundo em setembro, no Salão de Frankfurt (Alemanha), com o modelo hatch. O Verve três volumes, apresentado em janeiro no Salão de Detroit, representa tendência imposta aos americanos: carros menores e menos poluentes. A concorrência dos japoneses (a Toyota desbancou a Ford do posto de segunda em vendas nos EUA), as constantes altas do petróleo e estudos feitos pela montadora mostram que o futuro está no carro pequeno. De acordo com suas estimativas, em todo o mundo, as vendas no segmento de carros pequenos devem saltar 15 milhões de unidades: dos 23 milhões de unidades em 2002 para 38 milhões em 2012, o que representará 45% da previsão de 85 milhões de veículos de todos os tamanhos. Nos Estados Unidos, as vendas de carros pequenos devem saltar de 800 mil unidades para o recorde de 3,4 milhões em 2012.
Os responsáveis por essa mudança de paradigma são jovens com idade entre 13 e 28 anos, chamados de millennials, que são 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo e, que, em 2010, devem alcançar 28% da população dos Estados Unidos. Os millennials são ligados às causas ecológicas, amantes das novas tecnologias e sedentos por produtos de alta qualidade, independentemente da origem. A cada dia, 11 mil millennials atingem a idade de dirigir nos EUA e, na hora de comprar carro, metade escolhe um compacto.
Por isso, a Ford recorre à experiência européia - de carros menores, como o Ka, Fiesta e Focus - para reconquistar mercado em casa. Desenvolvida pelos designers da Ford em Dunton, na Inglaterra, e Colônia, na Alemanha, a plataforma comum de carro pequeno do Verve se encaixa no perfil emergente. O sedã de quatro portas é a base do que será vendido nos Estados Unidos, em 2010. Já o hatch será comercializado no fim do ano, na Europa e na Ásia.
O sedã apresentado em Detroit difere do hatch pela grade mais robusta de três barras e em formato de trapézio invertido, dois piscas com LEDs nas laterais, também presentes nos faróis de projetores duplos. Visto da lateral, o perfil é ressaltado pela janela, que esconde o pilar e pelo contorno que acompanha a curva do teto, que se estende pela traseira até as lanternas. O visual é completado pelo teto de vidro panorâmico. As rodas são de 18 polegadas e se harmonizam com as linhas do sedã.
O interior do carro - em vermelho, preto e prata - segue as curvas e contornos do painel de instrumentos. O controle dos comandos internos lembra a lógica dos celulares e os controles climáticos, destacados em forma de losango, no centro do painel, são grandes botões giratórios inspirados nos comandos de chuveiros elétricos de alta qualidade. Sobre o motor, apenas a informação que será de quatro cilindros.