As mostras de veículos japonesas são um prato cheio para quem gosta de carros diferentes, daqueles conceitos “viajandões” até releituras de modelos que já existem, mas com mudanças e equipamentos que provavelmente nunca chegarão ao mercado. Nesta semana, alguns desses carros estavam expostos no Tokyo Auto Salon, uma mostra de modelos modificados e acessórios, como o Sema Show (nos EUA), mas com a expertise e a classe nipônica de pensar e fabricar veículos originais no lugar dos exageros quase vulgares da mostra de Las Vegas.
É claro que a Honda participou do evento, tendo levado três conceitos à edição deste ano. Talvez você nem tenha reconhecido, mas esse carro amarelo das fotos foi feito a partir de um HR-V, chamado de Vezel no mercado japonês. O conceito Vezel Gear tem jeitão de carro de rali, com maior altura do solo e uma espécie de máscara que corta o painel dianteiro – englobando os faróis de dupla parábola e a grade –, além de um novo capô, para-choques com melhores ângulos de ataque e saída, pneus de uso misto, estribos laterais, barra de teto, molduras plásticas nos para-lamas e a nova tampa traseira sem o vidro. Por dentro, o modelo ganhou moldura amarela no painel e um console central modificado.
KEI CAR Mas, sem dúvida, o conceito que mais chamou a atenção foi o S660 Neo Classic Prototype, uma releitura do S660, modelo lançado em 2015. O conceito Neo Classic aproxima o S660 de produção de sua verdadeira origem, que são os esportivos japoneses da década de 1960, como os Honda S600 e S800, que eram compactos e muito leves. O desempenho empolgante desses modelos se dava muito mais pelo baixo peso do que pelo motor, que eram sempre pequenos. Essas características também colocaram o S660 na categoria dos Kei Cars, que recebem benefícios fiscais.
O S660 é um modelo muito legal, mas se colocado ao lado do Neo Classic Prototype é impossível não desejar que o veículo-conceito seja produzido. Os principais elementos do modelo produzido pela Honda Access (a divisão de acessórios da marca) para o Tokyo Auto Salon são os faróis circulares – que remetem aos modelos clássicos de 1960 – e o capô com as extremidades elevadas em relação ao centro. Na traseira, a principal característica são as lanternas duplas e verticais, e nas laterais, as colunas C mais largas e as rodas que também remetem às linhas do passado. Já o interior traz forração em couro marrom.
UTILITÁRIO LEGAL Já o conceito T880 foi inspirado no caminhãozinho Honda Acty, lançado no ano de 1977, que também segue a filosofia dos Key Cars de ser leve e compacta. Assim como a segunda geração do Acty, o conceito traz faróis circulares sem as molduras quadradas do modelo original. A filosofia desse show car é mostrar que um utilitário pode ser um veículo legal.