UAI

Mostra japonesa de veículos preparados exibe Honda HR-V irreconhecível

Além do SUV compacto, Honda levou mais dois conceitos ao Tokyo Auto Salon, um roadster inspirado em clássicos da marca da década de 1960 e um utilitário pra lá de estiloso

Publicidade
Mostra japonesa de veículos preparados exibe Honda HR-V irreconhecível
Mostra japonesa de veículos preparados exibe Honda HR-V irreconhecível Foto: Mostra japonesa de veículos preparados exibe Honda HR-V irreconhecível

Vezel Gear


As mostras de veículos japonesas são um prato cheio para quem gosta de carros diferentes, daqueles conceitos “viajandões” até releituras de modelos que já existem, mas com mudanças e equipamentos que provavelmente nunca chegarão ao mercado. Nesta semana, alguns desses carros estavam expostos no Tokyo Auto Salon, uma mostra de modelos modificados e acessórios, como o Sema Show (nos EUA), mas com a expertise e a classe nipônica de pensar e fabricar veículos originais no lugar dos exageros quase vulgares da mostra de Las Vegas.

Vezel Gear


Vezel Gear


É claro que a Honda participou do evento, tendo levado três conceitos à edição deste ano. Talvez você nem tenha reconhecido, mas esse carro amarelo das fotos foi feito a partir de um HR-V, chamado de Vezel no mercado japonês. O conceito Vezel Gear tem jeitão de carro de rali, com maior altura do solo e uma espécie de máscara que corta o painel dianteiro – englobando os faróis de dupla parábola e a grade –, além de um novo capô, para-choques com melhores ângulos de ataque e saída, pneus de uso misto, estribos laterais, barra de teto, molduras plásticas nos para-lamas e a nova tampa traseira sem o vidro. Por dentro, o modelo ganhou moldura amarela no painel e um console central modificado.

S660 Neo Classic Prototype


KEI CAR
Mas, sem dúvida, o conceito que mais chamou a atenção foi o S660 Neo Classic Prototype, uma releitura do S660, modelo lançado em 2015. O conceito Neo Classic aproxima o S660 de produção de sua verdadeira origem, que são os esportivos japoneses da década de 1960, como os Honda S600 e S800, que eram compactos e muito leves. O desempenho empolgante desses modelos se dava muito mais pelo baixo peso do que pelo motor, que eram sempre pequenos. Essas características também colocaram o S660 na categoria dos Kei Cars, que recebem benefícios fiscais.

S660 Neo Classic Prototype


S660 Neo Classic Prototype


O S660 é um modelo muito legal, mas se colocado ao lado do Neo Classic Prototype é impossível não desejar que o veículo-conceito seja produzido. Os principais elementos do modelo produzido pela Honda Access (a divisão de acessórios da marca) para o Tokyo Auto Salon são os faróis circulares – que remetem aos modelos clássicos de 1960 – e o capô com as extremidades elevadas em relação ao centro. Na traseira, a principal característica são as lanternas duplas e verticais, e nas laterais, as colunas C mais largas e as rodas que também remetem às linhas do passado. Já o interior traz forração em couro marrom.

Conceito Honda T880


UTILITÁRIO LEGAL
Já o conceito T880 foi inspirado no caminhãozinho Honda Acty, lançado no ano de 1977, que também segue a filosofia dos Key Cars de ser leve e compacta. Assim como a segunda geração do Acty, o conceito traz faróis circulares sem as molduras quadradas do modelo original. A filosofia desse show car é mostrar que um utilitário pode ser um veículo legal.

Conceito Honda T880