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Montadoras registram alta nas vendas nos EUA

As maiores altas foram registradas pela General Motores e pela compatriota Chrysler, que cresceram mais de 30% em relação a maio do ano passado

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Nova Iorque - As vendas de automóveis nos Estados Unidos subiram em maio, em comparação com o mesmo período do ano passado, embora as preocupações sobre a estabilidade nos mercados financeiros levantem dúvidas sobre a possibilidade de as vendas permanecerem estáveis durante o verão. A General Motors (GM) manteve a projeção de que as vendas do setor totalizarão entre 11,5 milhões e 12 milhões de unidades nos EUA em 2010, em bases anualizadas. Já a Chrysler Group prevê que as vendas da indústria somarão 11,9 milhões de veículos em maio, em uma taxa anualizada ajustada sazonalmente.

As montadoras americanas registraram alguns dos mais intensos aumentos de vendas em maio, em comparação com o mesmo período do ano passado, quando a indústria foi afetada pelos pedidos de concordata da GM e da Chrysler. As duas maiores montadoras do Japão - Toyota Motor e Honda Motor - reportaram crescimentos mais modestos no período.

A Ford Motor registrou aumento de 22% nas vendas de veículos leves nos EUA em maio, em comparação com igual mês do ano passado. A montadora também elevou levemente sua meta de produção do segundo trimestre em 15 mil veículos, para 640 mil unidades. Para o terceiro trimestre, a Ford planeja produzir 570 mil veículos, alta de 16% em comparação com o mesmo período do ano passado. A companhia atribuiu o aumento à demanda maior dos consumidores por todos os seus modelos de automóveis, utilitários e caminhões.

As vendas de veículos leves da Ford nos EUA totalizaram 196,671 em maio, em comparação com as 161,197 unidades no mesmo período de 2009. As vendas de caminhões cresceram 48%, uma vez que a pick-up série F teve o seu melhor mês em mais de dois anos. As vendas no varejo subiram 19%, enquanto a venda da frota aumentou 32%. O mês de maio contabilizou 26 dias de vendas, o mesmo número que maio de 2009.

General Motors

As quatro marcas que a GM pretende manter após a reestruturação apresentaram juntas um crescimento de 32% das vendas em maio. A Cadillac e a Buick lideraram as vendas, subindo 54% e 37%, respectivamente. As vendas da marca Chevrolet aumentaram 31% e as da GMC avançaram 26%. A montadora disse que as vendas combinadas dessas marcas totalizaram 222.305 unidades em maio, o oitavo mês consecutivo de ganhos. As vendas totais de veículos leves da GM, que incluem essas quatro marcas, somaram 223.410 veículos em maio nos EUA, marcando uma alta de 17%, em termos anuais.

A Chrysler registrou uma alta de 33% das suas vendas em maio, para 104.819 veículos, superando a marca de 100 mil unidades pela primeira vez em 14 meses. O aumento foi o segundo consecutivo das vendas mensais da montadora, em bases anuais. As vendas de automóveis da Chrysler subiram 86%, enquanto as de caminhões avançaram 17%.

Japonesas

Já as vendas da Toyota aumentaram 6,7% em maio, em bases anuais, para 162.813 veículos. As vendas da divisão Lexus subiram 31%, enquanto a maior divisão da Toyota teve um salto de 3,6%. As vendas de caminhões da montadora foram especialmente fortes, aumentando dois dígitos e compensando parte do enfraquecimento visto na demanda pelos carros da companhia. A Toyota também registrou um forte demanda no fim de semana do feriado prolongado do Memorial Day, seu melhor fim de semana em vendas até agora no ano.

A Chrysler registrou uma alta de 33% das suas vendas em maio, para 104.819 veículos, superando a marca de 100 mil unidades pela primeira vez em 14 meses



As vendas totais da Honda aumentaram 19% em maio, em bases anualizadas, para 117.173 unidades, com as vendas de caminhões subindo 21%, enquanto a venda de carros avançou 18%. As vendas de veículos da Nissan aumentaram 24% em maio, para 83.764 unidades, em razão da forte demanda pelo compacto Versa e o modelo utilitário esportivo Armada. As vendas de carros da montadora avançaram 32%, enquanto as de caminhões cresceram 10%.

A Hyundai Motor registrou um crescimento de 33% nas vendas, para 49.045 veículos, puxado pela forte demanda pelo novo Sonata e pelo Tucson. Este foi o 17º mês seguido que a Hyundai registrou um ganho de participação no mercado de varejo, em bases anuais. As informações são da Dow Jones.