Lançamento atrás de lançamento e a velha impressão de que os carros estão a cada dia mais parecidos só se confirma. Veja o caso da Chevrolet, que adotou como identidade visual a grade em formato trapezoidal dividida por uma barra que abriga ao centro a gravatinha dourada da marca. Esse DNA foi inaugurado na dianteira do sedã Malibu em 2008. Hoje já são vários modelos Chevrolet que compartilham o mesmo jeitão. Puxando pela memória temos os sedãs Cobalt, Cruze e Malibu, a picape Montana, o utilitário Captiva e o hatch Agile.
FÓRMULA A Volkswagen também repete a mesma fórmula. Seu DNA é a grade delgada, com lâminas horizontais, que em cada extremidade se funde com os faróis. Só que essa frente é mais “democrática”, vai do Fox (que custa R$ 32.085), passa pelo Polo (R$ 44.390), pelo Jetta (R$ 65.755), pelo Tiguan (R$ 101.330), pelo Passat (R$ 106.700) e vai até o Touareg (R$ 220.990).
BOM PARA QUEM? Em conversa informal, um executivo da VW foi questionado se dar a mesma dianteira do Fox para o Passat não desvalorizava o sedã. Ele, esperto, respondeu que o a estratégia valorizava o Fox. Mas é claro, enquanto em 2011 o Fox vendeu mais de 115 mil unidades até a metade de dezembro, o Passat não chegou a 2 mil unidades.
INFLA E CORTA Outra marca que pode estar “errando a mão” é a Mini, que começou pela reedição do carrinho clássico, suas variantes como o conversível e a perua Clubman. Depois a Mini atacou com o Countryman, nada menos que um utilitário-esportivo que mais parece um hatch que foi ao forno com excesso de fermento. O Mini Coupe também tem a mesma carinha, mas já não tem as linhas tão equilibradas.
DESFALCADA E das famílias mais tradicionais do Brasil, a do hatch Gol, historicamente composta pelo sedã Voyage, a perua Parati e a picape Saveiro, está incompleta há algum tempo. A partir do lançamento do Gol “bolinha”, a família ficou desfalcada do sedã Voyage. Para o público fiel à marca restou o sedã Polo Classic, trazido da Argentina. Já na quinta geração do Gol, o sedã volta à cena, mas a perua Parati continua em linha estagnada na quarta geração, já que a queridinha da VW é a SpaceFox.
PARECIDO Nesse ponto a Fiat é mais original. Em sua gama atual os italianos têm o Punto, o Puntinho (novo Palio) e o Puntão (Bravo). É verdade que todos esses modelos lembram o Punto, mas se colocados lado a lado, cada um com seus vincos, conjuntos ópticos e para-choques, ficam bem menos “pasteurizados”.
FAMÍLIA Até essa onda geral de identidade visual estávamos acostumados à falta de originalidade nas famílias de modelos, que são idênticas até a porta dianteira. Daí vem o hatch com aquele corte abrupto, o terceiro volume do sedã, o aproveitamento total do porta-malas das peruas e espaço para carga das picapes e vans.
O BASTARDO Outro modelo que sobrevive sob o estigma de um bastardo é o VW Golf, que no Brasil ainda está na quarta geração, enquanto os europeus convivem com finalzinho da sexta geração. Para se ter ideia, no segundo semestre deste ano a sétima geração já estará rodando pelo velho continente. Por aqui, a VW afirmou que existem planos de atualizar o modelo nos próximos três anos, o que nos parece muito tempo.