(FolhaNews)
A Mitsubishi Motors divulgou nesta quinta-feira o recall das rodas de 3.640 picapes do modelo L200 Outdoor. Os proprietários dos veículos, fabricados em 2006 e 2007, devem contatar a rede de concessionárias da marca para a substituição do equipamento a partir de a partir da próxima terça-feira.
Em comunicado, a empresa informou a constatação de uma "falha no dimensionamento das rodas" que poderá causar uma possível trinca e quebra, com possibilidade de perda da dirigibilidade do veículo com risco de colisão". Segundo a assessoria de imprensa da Mitsubishi, as 111 concessionárias da marca no país estão cientes e treinadas para fazer o serviço de troca das quatro rodas.
Quanto à disposição da Mitsubishi em fornecer atendimento a partir da próxima terça-feira, a Fundação Procon-SP disse entender que, por se tratar de possibilidade de acidente com risco à saúde e segurança dos usuários do veículo e de terceiros, o atendimento deve ser de imediato.
Conforme a assessoria de imprensa da Mitsubishi, a marca entende que os três dias úteis entre o anúncio e o início do atendimento são necessários para comunicar os clientes do recall. Ainda segundo a assessoria, a necessidade de recall foi verificada a partir de testes de durabilidade feitos pela engenharia da montadora, "em condições de uso extremo e veículos com quilometragem superior a 100 mil quilômetros".
Segundo a assessoria, não há registro do motivo do recall (trinca nas rodas) em modelos de clientes, tampouco, de acidentes em decorrência dessa falha. As picapes envolvidas no recall têm chassis de 24634 a 28847.
A Mitsubishi colocou à disposição o telefone 0800-7020404 e o site www.mitsubishimotors.com.br para mais informações O Procon-SP orienta os consumidores a exigirem o comprovante de que o serviço foi efetuado e que caso o veículo tenha sido vendido mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.