(FolhaNews)
O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, decidiu que a Volkswagen do Brasil terá de fazer um recall do modelo Fox, após denúncia de que o manuseio do banco traseiro teria machucado e até mutilado dedos de usuários. A empresa afirmou que vai acatar a determinação e que, dos oito consumidores feridos, já fez acordo cinco.
O que você achou da decisão da justiça? Clique aqui e comente!
A empresa informou que, de 2003 a 2008, já produziu 820 mil unidades do veículo nas versões Fox, CrossFox e SpaceFox. No Brasil foram vendidos 477 mil veículos, e outros 343 mil foram exportados.
A decisão do DPDC foi tomada após reunião com reprsentantes dos Ministérios Públicos de São Paulo, Santa Catarina e Bahia; e o Ministério Público Federal e Procon de São Paulo, na manhã desta quarta-feira, para definir as medidas necessárias à defesa do consumidor pela empresa Volkswagen do Brasil, devido a problemas envolvendo o modelo Fox. Todos esses órgãos investigam as denúncias A empresa deverá anunciar o recall nos próximos dias (ela tem prazo de dez dias para resolver como fazer) para todos os proprietários do modelo. O anúncio será feito por televisão, rádio e jornais, além de envio de correspondência a todos os proprietários de modelos Fox fabricados a partir de 2003, conforme prevê o artigo 10 do CDC (Código de Defesa do Consumidor).
O DPDC ressaltou que a medida não tem qualquer interferência nas ações ajuizadas de reparação de danos que já estão em trâmite ou que ainda podem ser ajuizadas. (editado por Renato Parizzi/Vrum)
Leia mais sobre o "Caso Fox" no Veja Também, no canto superior direito desta página.