UAI

Meriva dá férias ao seu pé esquerdo

Câmbio automatizado chega à minivan da Chevrolet

Publicidade
Foto:

Câmbio permite troca automática robotizada e manual sequencial

A General Motors está lançando uma novidade interessante para o monovolume Meriva. Trata-se do câmbio Easytronic, que elimina o pedal de embreagem e permite ao motorista escolher entre dois tipos de condução: manual ou automatizado. Disponível exclusivamente na versão Premium, a minivan equipada com esta transmissão tem preço sugerido de R$ 54.314 e vem equipada de série com ar-condicionado, direção hidráulica e travas, vidros e espelhos retrovisores elétricos. Já neste final de semana (17 e 18 de novembro), Rio de Janeiro e São Paulo vão receber o Meriva Easytronic. Até o final de janeiro de 2008, todos os 562 pontos de venda da rede Chevrolet vão comercializar o modelo com o novo câmbio.

Externamente, apenas o logo Easytronic na traseira identifica a versão


O Meriva é o segundo modelo do segmento de minivans compactas a contar com uma nova opção de trocas de marchas. O primeiro foi o Fit que, além da transmissão manual, pode ser equipado com câmbio continuamente varíavel. As versões do Honda CVT custam entre R$ 49.580 (LX 1.4) e R$ 58.155 (EX 1.5 16V), dependendo da região do Brasil. A Fiat também já está testando o câmbio robotizado para seus modelos. O primeiro a recebê-lo deve ser o Stilo, ainda neste ano. Para o Idea, adversário direto do Meriva e do Fit, a nova transmissão deve estar disponível em 2008.

Easytronic
"O sistema Easytronic é uma evolução da transmissão manual que tem como principal atributo o conforto para o motorista. É um sistema bastante robusto e que garante uma relação custo-benefício surpreendente na comparação com a transmissão automática", afirma Adhemar Nicolini, diretor geral da GM Powertrain para a América Latina, África e Oriente Médio. No modo manual, o motorista pode utilizar a alavanca para a troca das marchas seqüencialmente. Já no modo automatizado, um "cérebro" atua na embreagem e graças a sensores de velocidade e rotação do motor, escolhe o melhor para a troca das marchas.

Além de ser 26 kg mais leve do uma transmissão automática e três quilos mais pesada do que uma manual, de acordo com a Chevrolet, o sistema Easytronic tem produção mais barata, custanto R$ 2.000 ou 50% menos do que o valor cobrado por um câmbio automático. O Meriva Easytronic também está adequado a atender as necessidades de pessoas portadoras de deficiência, que contam com isenções de impostos.

O motor do modelo é o 1.8 Flexpower, que desenvolve 114 cv de potência com álcool e 112 cv com gasolina. O torque máximo é de 17,7 kgfm com qualquer combustível. Segundo números de fábrica, a velocidade máxima do Meriva Easytronic é de 182 km/h com álcool ou gasolina e, para ser acelerado de 0 a 100 km/h por hora, o modelo precisa de 12,5 s com o combustível fóssil e 12,4 s com o derivado da cana-de-açúcar.

Modo esporte
A transmissão Easytronic conta também com o modo esportivo de condução. Para acioná-lo, basta apertar o botão "S" na base da alavanca de mudanças de marchas. A luz indicadora ?S? se acenderá no visor digital. Repita o processo para retornar ao modo econômico.

Com o botão "S" apertado no modo automatizado, as mudanças automáticas ocorrerem em rotações mais elevadas, em torno de 6.000 rpm. Já no modo manual seqüencial, o engate das marchas ocorre mais rapidamente, acoplando a transmissão em um menor espaço de tempo.

A forma de utilização

Posição Função
Alavanca de mudanças em N Posição Neutra ou ponto morto. É mandatória para dar a partida no veículo por questão de segurança
Alavanca de mudanças em A Modo automatizado de troca de marchas (com a troca das marchas sem a necessidade de interferência do motorista)
Alavanca de mudanças em M Modo de seleção de marchas manual seqüencial + / - (na qual o motorista escolhe a marcha)
Alavanca de mudanças em R Para fazer manobras em marcha à ré