Um Mercedes-Benz 540 K Special Roadster, ano 1937, recebeu o troféu Best of Show no Pebble Beach Concours d’Elegance. Trata-se de um dos maiores e mais tradicionais evento de carros antigos do planeta, realizado todos os anos na Califórnia, nos Estados Unidos. Porém, o mais curioso é o histórico do veículo: ele foi fabricado a pedido de Mohammed Zahir Shah, então xá, ou simplesmente rei, do Afeganistão.
O monarca encomendou o 540 K Special Roadster em maio de 1937. Cerca de quatro meses depois, em setembro daquele mesmo ano, a Mercedes-Benz entregou a ele o luxuoso conversível. O veículo "sobreviveu" à Segunda Guerra Mundial porque permaneceu guardado na embaixada do Afeganistão em Paris, na França.
Mohammed Zahir Shah só se desfez do conversível em 1950, quando decidiu dá-lo de presente ao genro, que vivia no Reino Unido. Mas o novo proprietário não ficou com o veículo por muito tempo: já em 1953 o vendeu para um comprador nos Estados Unidos.
Após atravessar o Atlântico, o raro Mercedes não saiu mais da América do Norte. E passou por poucas mãos: o atual dono é apenas o quinto, incluindo o rei do Afeganistão nessa conta. Ele se chama Jim Patterson e adquiriu o veículo no ano passado, em um leilão realizado lá mesmo, em Pebble Beach.
Naquela ocasião, o Mercedes-Benz 540 K Special Roadster custou nada menos que US$ 9,9 milhões (cerca de R$ 48,9 milhões, em uma conversão direta). Na sequência, o proprietário ainda gastou uma quantia não divulgada em uma restauração, realizada pela empresa especializada RM Auto Restoration, em cooperação com o Mercedes-Benz Classic Center.
Peeble Beach: a meca dos carros antigos
Cabe destacar que Jim Patterson é um riquíssimo entusiasta de carros antigos. Tanto que dois outros veículos da coleção que ele mantém em Louisville, no Kentucky, nos Estados Unidos, já haviam ganhado o prêmio Best of Show em Pebble Beach: um Delage D8 S de Villars Roadster, em 2010, e um Isotta Fraschini Tipo 8A Worblaufen Cabriolet, em 2015.
Por sua vez, o 540 K Special Roadster é o décimo carro antigo da marca Mercedes-Benz a faturar o prêmio máximo de Pebble Beach desde 1950, quando ocorreu a primeira edição do evento. Assim, a marca alemã passou a ser uma espécie de campeã isolada do evento, superando a Bugatti, que tem nove troféus. As informações são do site Carscoops.
Sobre o Mercedes-Benz 540 K Special Roadster
O Mercedes-Benz 540 K Special Roadster é um clássico raríssimo: existem registros de apenas outras três unidades da mesma configuração ainda existentes no mundo. O modelo podia ter chassis com três medidas distintas de entre-eixos e carrocerias do tipo cabriolet, coupé ou limousine. A produção foi de 1936 a 1940, sendo que algumas unidades só foram finalizadas em 1944.
Além de belo e luxuoso, o modelo é veloz: segundo registros de época, seria capaz de superar 170 km/h, número espantoso para a década de 1930. Isso, graças a um motor 5.4 de oito cilindros em linha sobrealimentado por compressor, capaz de desenvolver uma potência de 180cv.