UAI

Mercedes fabricado para o rei do Afeganistão ganha prêmio em Pebble Beach

Conversível produzido em 1937 ganha troféu Best of Show em um dos maiores eventos de antigomobilismo do planeta

Publicidade
Veículo premiado tem história curiosa
Veículo premiado tem história curiosa Foto: Veículo premiado tem história curiosa

Um Mercedes-Benz 540 K Special Roadster, ano 1937, recebeu o troféu Best of Show no Pebble Beach Concours d’Elegance. Trata-se de um dos maiores e mais tradicionais evento de carros antigos do planeta, realizado todos os anos na Califórnia, nos Estados Unidos. Porém, o mais curioso é o histórico do veículo: ele foi fabricado a pedido de Mohammed Zahir Shah, então xá, ou simplesmente rei, do Afeganistão.

O monarca encomendou o 540 K Special Roadster em maio de 1937. Cerca de quatro meses depois, em setembro daquele mesmo ano, a Mercedes-Benz entregou a ele o luxuoso conversível. O veículo "sobreviveu" à Segunda Guerra Mundial porque permaneceu guardado na embaixada do Afeganistão em Paris, na França.

Mohammed Zahir Shah só se desfez do conversível em 1950, quando decidiu dá-lo de presente ao genro, que vivia no Reino Unido. Mas o novo proprietário não ficou com o veículo por muito tempo: já em 1953 o vendeu para um comprador nos Estados Unidos.

Após atravessar o Atlântico, o raro Mercedes não saiu mais da América do Norte. E passou por poucas mãos: o atual dono é apenas o quinto, incluindo o rei do Afeganistão nessa conta. Ele se chama Jim Patterson e adquiriu o veículo no ano passado, em um leilão realizado lá mesmo, em Pebble Beach.

Naquela ocasião, o Mercedes-Benz 540 K Special Roadster custou nada menos que US$ 9,9 milhões (cerca de R$ 48,9 milhões, em uma conversão direta). Na sequência, o proprietário ainda gastou uma quantia não divulgada em uma restauração, realizada pela empresa especializada RM Auto Restoration, em cooperação com o Mercedes-Benz Classic Center.

Carro antigo Mercedes-Benz 540 K Special Roadster 1937 1937 de traseira
Ao longo de 86 anos, veículo teve somente cinco proprietários

Peeble Beach: a meca dos carros antigos

Cabe destacar que Jim Patterson é um riquíssimo entusiasta de carros antigos. Tanto que dois outros veículos da coleção que ele mantém em Louisville, no Kentucky, nos Estados Unidos, já haviam ganhado o prêmio Best of Show em Pebble Beach: um Delage D8 S de Villars Roadster, em 2010, e um Isotta Fraschini Tipo 8A Worblaufen Cabriolet, em 2015.

Por sua vez, o 540 K Special Roadster é o décimo carro antigo da marca Mercedes-Benz a faturar o prêmio máximo de Pebble Beach desde 1950, quando ocorreu a primeira edição do evento. Assim, a marca alemã passou a ser uma espécie de campeã isolada do evento, superando a Bugatti, que tem nove troféus. As informações são do site Carscoops.

Sobre o Mercedes-Benz 540 K Special Roadster

O Mercedes-Benz 540 K Special Roadster é um clássico raríssimo: existem registros de apenas outras três unidades da mesma configuração ainda existentes no mundo. O modelo podia ter chassis com três medidas distintas de entre-eixos e carrocerias do tipo cabriolet, coupé ou limousine. A produção foi de 1936 a 1940, sendo que algumas unidades só foram finalizadas em 1944.

Além de belo e luxuoso, o modelo é veloz: segundo registros de época, seria capaz de superar 170 km/h, número espantoso para a década de 1930. Isso, graças a um motor 5.4 de oito cilindros em linha sobrealimentado por compressor, capaz de desenvolver uma potência de 180cv.