Tudo que é bom pede bis, e no mundo automotivo não é diferente. Muitos dos grandes ícones do passado ressurgiram de forma espetacular, em versões modernizadas e estilizadas, recheados de tecnologia e com discreto ar nostálgico. A mais recente releitura de um mito está em exposição no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, que termina no próximo domingo. Trata-se do esportivo Mercedes-Benz SLS AMG, inspirado no clássico 300 SL, a lendária Asa de Gaivota, produzida nos anos 1950.
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A nova "asa" é, na verdade, um superesportivo que se destaca pelo design de linhas fluidas e aerodinâmicas e pelo impecável conjunto mecânico, que garante condução para lá de prazerosa. É do tipo carro dos sonhos, daqueles que dão asas à imaginação. Projetado e construído pela AMG, divisão esportiva da Mercedes-Benz, o novo SLS impressiona pelas características. Tem carroceria de alumínio e portas tipo asa de gaivota, que se abrem para cima, como o modelo dos anos 1950. Sob o capô, um impressionante V8 de 6.3 litros, montado atrás do eixo dianteiro, que desenvolve 578cv de potência e torque de 66,3kgfm. Um verdadeiro vulcão prestes a entrar em erupção.
Pesado
Se no passado o 300 SL (Sport Leicht ou esportivo leve) se destacava pela leveza do conjunto, o modelo modernizado chega com um pouco mais de peso: 1.620 quilos. O sobrepeso é justificado pelos equipamentos de conforto e segurança inseridos no modelo. Apesar disso, apresenta excepcional relação peso/potência de 5,1kg/cv. Para completar o eficiente sistema motriz, câmbio de sete marchas com dupla embreagem. Para suportar tanta tração, o eixo traseiro conta com rodas enormes de 20 polegadas. Na frente, rodas de 19 polegadas. Com tudo isso, o esportivo acelera até 100km/h em apenas 3,8 segundos e tem velocidade máxima limitada em 317km/h.
Com a frente longa e ampla grade dianteira, semelhante a uma grande boca, o esportivo se impõe. A traseira curta com spoiler e o teto baixo conferem ao modelo aspecto dinâmico. Nas laterais, saídas de ar ajudam na refrigeração do sistema de freio, como no modelo do passado. O interior com acabamento sofisticado foi inspirado no cockpit de um avião, com todos os comandos bem à mão do motorista. No painel, um sistema de comando multimídia com tela de sete polegadas, por meio da qual é possível acessar diferentes informações sobre o carro. Os assentos são esportivos, com estrutura de magnésio, e o modelo ainda conta com elementos feitos de fibra de carbono.
Na Europa, a nova Asa de Gaivota terá preço aproximado de US$ 260 mil e as vendas nos Estados Unidos devem ser iniciadas em 2010. No Brasil, o modelo deve demorar um pouco mais para chegar.
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