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Mercado - Compactos inseguros

Maior parte das montadoras não vende airbags e freios ABS para modelos de entrada nem como opcional. Para especialista, divulgação atrairia demanda pelos equipamentos

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Palio é o único 1.0 que pode ser comprado com bolsas infláveis e sistema antitravamento das rodas: recém-lançada

É fato que a demanda por equipamentos de segurança no Brasil é extremamente pequena. Mas os motivos que levam a esse tipo de comportamento são muitos e rendem longas discussões. E o mais sério é que o consumidor brasileiro só consegue comprar um modelo "popular" com freios ABS e airbags. Com a justificativa de que não há procura pelos opcionais de segurança, a maioria das montadoras não os disponibiliza para os modelos de entrada, o que não é exclusividade de carros com motor 1.0. Recém-lançada, a linha 1.4 da Chevrolet, motor que passa a equipar o Corsa e a picape Montana, também não disponibiliza os equipamentos. E nem dos compactos: na contramão do que procurou pregar logo que veio para o Brasil, a Renault (que, na época, incorporou airbag duplo, de série, para todos os modelos) não disponibiliza airbags para o Logan 1.0, mas somente para o 1.6, e os freios ABS não figuram na lista de opcionais.

Das montadoras que comercializam os modelos de menor preço no Brasil, só a Fiat inclui airbags e freios ABS para os automóveis de entrada, mesmo assim, a partir do Palio Fire, o que exclui o Uno. Se quiser, o consumidor pode comprar um Palio 1.0 apenas com airbag duplo, como opcional, pagando a mais R$ 2.095 (nesse caso, os cintos de segurança vêm com pré-tensionadores) - custo menor do que o de um ar-condicionado, que é de R$ 3.775. Comprar o carro com freios ABS também é possível, porém, já é preciso adquirir um pacote que, na melhor das hipóteses, custa R$ 5.079 (kit Celebration 2), mais o valor do ABS: R$ 2.744. A montadora justifica que, até ano passado, era possível comprar só o ABS como opcional, a exemplo do airbag duplo, mas deixou de oferecer o item devido à baixa procura.

A Volkswagen também vende airbag duplo para o Gol 1.0, mas na versão Plus, que é mais equipada e com a observação de que o carro é disponível apenas para vendas ao governo e frotistas. Freios ABS nem assim é possível, mas somente a partir do Gol Power 1.6, ao preço de R$ 2.999. Para o Fox, a montadora disponibiliza os equipamentos como opcional, a partir da versão de entrada. "O preço pesa muito. Tem força muito maior do que a segurança para essa faixa de consumidor. Mas é interessante porque quando vem aqui um estrangeiro, que está morando no Brasil, faz questão desses equipamentos. Não abre mão da segurança", pondera o diretor-comercial da concessionária VW Mila, Antônio João Teixeira.

Linha 1.4 da GM não tem airbags e ABS


Não tem
Nos modelos Chevrolet, airbag duplo e freios ABS só são disponíveis a partir do Corsa 1.8 e na versão Premium, que é a mais completa. A Ford também só vende a partir do Fiesta 1.6, com pacote de opcionais. A Peugeot não comercializa esses equipamentos para a linha 206, exceto para a 206 SW Escapade, que tem freios ABS de série. A Renault entrou no Brasil incluindo airbag duplo como item de série em todos os modelos. Depois retirou o equipamento da versão de entrada do Clio e atualmente não o inclui na série especial Air. As demais versões do Clio continuam com airbags, mas freios ABS, só na versão mais equipada do modelo 1.6. Além disso, os equipamentos de segurança não são disponíveis para o recém-lançado Logan 1.0. Somente o airbag duplo está na lista de opcionais para o 1.6.

Conhecimento
Para o colaborador do Comitê Veículos de Passeio do Congresso SAE-Brasil 2007 (da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) Sérgio Ricardo Fabiano, a questão vai além da preferência do consumidor: "Passa um pouco pelo custo porque o consumidor brasileiro prefere equipamentos de conforto aos de segurança. Mas essa preferência se deve à falta de divulgação dos benefícios dos equipamentos". Ele acrescenta que nos Estados Unidos o órgão oficial que cuida da segurança nas vias (NHTSA) tem em seu site diversas informações sobre o benefício dos equipamentos, incluindo depoimentos de pessoas que foram salvas ou evitaram acidentes, devidos aos airbags e freios ABS.

"Nos EUA, de 70% a 75% dos veículos são comercializados com freios ABS, e 95% saem com airbags; índice no mercado europeu para os equipamentos", ressalta Fabiano. Ele lembra a dificuldade de se adquirir os equipamentos no Brasil sem ter que comprar um pacote com outros opcionais e acrescenta outro fator: "Quando você vai comprar um carro, o vendedor não menciona esses itens de segurança, mas sugere outras coisas mais fáceis de vender, como um CD Player ou películas escuras".

Nacional
Além da baixa demanda, outro argumento das montadoras é o alto custo, devido ao fato de airbags e freios ABS serem importados. Pelo menos no que diz respeito ao ABS, essa realidade deve mudar em breve, já que em 29 de agosto, a Bosch começa a produzir o equipamento no Brasil. A geração, segundo a marca, será a oitava, a mesma adotada na Europa, nos Estados Unidos e no Japão.

Veículos de menor preço x itens de segurança
Marca/Item Airbag duplo Freios ABS
Fiat a partir do Palio Fire 1.0, livre escolha a partir do Palio Fire 1.0, em pacote
VW a partir do Gol Plus 1.0, mas só para vendas de governo e frotistas a partir do Gol Power 1.6, livre escolha
Ford a partir do Fiesta 1.6, versão mais equipada a partir do Fiesta 1.6, versão mais equipada
GM a partir do Corsa 1.8, versão mais equipada a partir do Corsa 1.8, versão mais equipada
Renault Clio 1.0 e 1.6, exceto pela internet e série especial Air; Logan 1.6 versão mais equipada do Clio 1.6
Peugeot não é disponível para família 206 de série para 206 SW Escapade