Há publicidade de automóvel que mais parece peito condecorado de oficial militar: cheia de escudinhos com prêmios internacionais. Das condecorações, nenhuma chama mais atenção do que a do instituto americano J.D. Power Associates, habituado a fazer pesquisas de satisfação que envolvem milhares de consumidores. Chegada ao Brasil na metade do ano passado, a J.D. Power levou um ano para apresentar a primeira pesquisa do tipo VOSS (sigla em inglês de Estudo de Satisfação de Proprietários de Veículos), que amealhou em maio na internet cerca de cinco mil donos de modelos com até dois anos de fabricação. Foram três categorias. O Volkswagen Gol G5 recebeu o prêmio como melhor subcompacto, à frente do Gol G4, enquanto o CrossFox foi o compacto da vez, levando a melhor sobre o Citroën C3. Curiosamente, o Gol G5 tem 3,89 metros de comprimento, contra 3,82m do Fox e 3,85m do C3, e só perde para os 4,03m do CrossFox por conta do estepe saliente. Já o Honda Civic foi o campeão entre os médios, à frente do Toyota Corolla e do Ford Focus.
A avaliação leva em conta quatro fatores. O mais importante é o custo de propriedade, que inclui desde consumo ao preço de reparos; apelo do veículo, que inclui desempenho, design, conforto e recursos; experiência com serviço da concessionária e, para fechar, a qualidade e confiabilidade do veículos. E os sul-coreanos? “Tanto a Hyundai quanto a Kia não conseguiram neste ano resultados suficientes para figurar na pesquisa”, explica Jon Sederstrom, diretor da J.D. Power do Brasil. Segundo o executivo, “como fazemos o estudo aqui, não queremos que ninguém use a pesquisa internacional”. A Hyundai-Caoa sempre se destacou pelo uso da marca J.D. Power, só que Sederstrom salienta que contatou tanto o representante quanto a matriz sul-coreana logo depois que chegou ao Brasil, em julho de 2010.
MARCAS Além dos carros, o estudo também classificou os fabricantes. Em uma escala de 1 mil pontos, a Toyota ficou em primeiro lugar com 821 pontos, seguida de perto pela Honda, com 806 pontos. A Citroën fecha a trinca com 768 pontos, já que as demais ficaram abaixo da média da indústria – de exatos 743 pontos –, sendo que a Chevrolet marcou 741 pontos. Curiosamente, entre as marcas a Volkswagen ficou na quinta posição, com 740 pontos. Não muito distante da lanterna, a Ford, que ainda assim marcou decentes 728 pontos. As altas notas têm explicação: “O brasileiro em geral está satisfeito. O custo foi o fator único em que os consumidores se mostraram mais insatisfeitos”, explica Sederstrom. O que não chega a ser uma surpresa.
(*) O jornalista viajou a convite da Volkswagen.