Após apresentar o MP4-12C, a McLaren estabeleceu uma nova divisão automotiva, o braço de carros de passeio do grupo que inclui ainda a escuderia de Fórmula 1. O projeto do superesportivo, que representa o pontapé inicial da McLaren Automotive, está em fase final de desenvolvimento e será seguido, até 2012, por outro carro, que deve ocupar a vaga deixada em aberto pelo mítico F1. A criação de uma companhia é um grande passo para a empresa, que promete transferir o seu "expertise" adquirido nos circuitos para cada um dos seus projetos de rua. De acordo com o fabricante, o seu novo centro de produção, construído com um investimento de 40 milhões de libras esterlinas, o equivalente a R$ 107 milhões, será um novo marco para as indústrias britânicas. Localizado em Woking, o centro conta com 32 mil m² e empregará mais de 300 pessoas. De lá sairão cerca de 1 mil unidades do MP4-12C a partir do primeiro semestre do ano que vêm (veja os testes do modelo na Espanha).
Os planos são ambiciosos: a partir de 2015 a marca pretende construir 4 mil carros anualmente e empregar ao menos 800 pessoas. O plano de negócios da McLaren Automotive investe na tendência de crescimento do mercado de carros superesportivos, um segmento que engloba tanto Grã Turismos orientados também para o conforto e supercarros com poucas concessões a facilidade de uso. De acordo com a McLaren, o segmentou saltou de 8 mil veículos vendidos por ano em 2000 para 28 mil em 2007, uma tendência de crescimento que tende a voltar com a incipiente recuperação da economia mundial.
O segmento central, onde o MP4-12C irá competir, tem preços comprimidos entre 125 mil e 175 mil libras, o que gira em torno de R$ 336 mil e R$ 476 mil. Uma faixa que compreendem na Europa, modelos de sonho como o Aston Martin DB9, o Bentley Continental GT, a Ferrari 458, o Lamborghini Gallardo e o Porsche 911 Turbo. Embora ainda não tenha preço definido, o novo superesportivo, que será vendido em 19 países, custará cerca de metade do valor do antigo Mercedes-Benz SLR McLaren(assista ao vídeo ao final do texo), que saia por 300 mil libras, ou seja, cerca de 150 mil, ou R$ 400 mil.
A McLaren conta com 47 anos de história, 44 dos quais passados na categoria máxima do automobilismo mundial, onde ganhou 12 campeonatos de pilotos e oito de construtores. Da F1, o MP4-12C herdou tecnologias como o monocoque de fibra de carbono, que pesa apenas 80 kg. Princípios básicos que regem o desenvolvimento dos monopostos também foram estendidos ao carro de rua, como o motor M838T, um V8 de deslocamento relativamente pequeno, 3,8 litros, mas que graças à adição de dois turbocompressores gera 600 cv e 58,9 kgfm de torque com um limite de giros de 8.500 rotações. O biposto (de apenas 1.300 kg) é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em cerca de 3 segundos, com uma velocidade máxima divulgada apenas como superior aos 325 km/h.