Tradição nas grandes mostras, os conceitos são autênticas estrelas e não faltam no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, aberto ao público até o próximo dia 4. Este ano, no entanto, dividem a atenção com o enorme número de lançamentos concretos que, modestos ou esportivos, chegam ao Brasil ainda este ano ou até o primeiro semestre de 2013.
Modelos como a Mercedes SL 63 AMG (foto) chamam a atenção não só por ser um ícone de beleza e charme como também pelo incremento tecnológico. A nova SL, que será comercializada no Brasil por US$ 269,9 mil (SL 350) e US$ 399,9 mil (SL 63 AMG), assume de fato o conceito S (sport) L (ligthweight ou leve), com a adoção, pela primeira vez em um veículo de produção da marca, de uma carroceria totalmente em alumínio. Com isso, pesa até 140 quilos a menos que a versão anterior. A SL 63 AMG tem ainda fibra de carbono em diversos pontos da carroceria, que sustenta um motor V8 biturbo de 564cv.
Real ou exagerado, o clima de otimismo entre a maioria das 49 marcas que expõem no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo quase faz esquecer que o mercado de veículos zero no Brasil vinha caindo consideravelmente desde o início do ano, só retomando depois da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), prorrogada até 31 de dezembro.
Montadoras com fábrica no Brasil, pretensões de instalação de uma planta ou apenas com intenção de manter importações, mesmo com objetivos diferentes, capricham na exposição de produtos, que chegam ao mercado em breve, nem que seja de forma exclusiva. Entre os cerca de 500 modelos expostos, chamam a atenção compactos e médios (conforme edição da última quarta-feira), importados de luxo, conceitos e modelos de produção híbridos ou elétricos, seja já previstos para chegar ao Brasil ou esperando por um sinal de concessão de impostos do governo.