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Marcas de luxo não economizam em lançamentos no Salão do Automóvel

Apesar de imposições para a comercialização de importados e a queda das vendas nos últimos meses, executivos se dizem otimistas

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Modelos como a Mercedes SL 63 AMG chamam a atenção não só por ser um ícone de beleza e charme como também pelo incremento tecnológico


Tradição nas grandes mostras, os conceitos são autênticas estrelas e não faltam no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, aberto ao público até o próximo dia 4. Este ano, no entanto, dividem a atenção com o enorme número de lançamentos concretos que, modestos ou esportivos, chegam ao Brasil ainda este ano ou até o primeiro semestre de 2013.

Modelos como a Mercedes SL 63 AMG (foto) chamam a atenção não só por ser um ícone de beleza e charme como também pelo incremento tecnológico. A nova SL, que será comercializada no Brasil por US$ 269,9 mil (SL 350) e US$ 399,9 mil (SL 63 AMG), assume de fato o conceito S (sport) L (ligthweight ou leve), com a adoção, pela primeira vez em um veículo de produção da marca, de uma carroceria totalmente em alumínio. Com isso, pesa até 140 quilos a menos que a versão anterior. A SL 63 AMG tem ainda fibra de carbono em diversos pontos da carroceria, que sustenta um motor V8 biturbo de 564cv.

Real ou exagerado, o clima de otimismo entre a maioria das 49 marcas que expõem no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo quase faz esquecer que o mercado de veículos zero no Brasil vinha caindo consideravelmente desde o início do ano, só retomando depois da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), prorrogada até 31 de dezembro.

Montadoras com fábrica no Brasil, pretensões de instalação de uma planta ou apenas com intenção de manter importações, mesmo com objetivos diferentes, capricham na exposição de produtos, que chegam ao mercado em breve, nem que seja de forma exclusiva. Entre os cerca de 500 modelos expostos, chamam a atenção compactos e médios (conforme edição da última quarta-feira), importados de luxo, conceitos e modelos de produção híbridos ou elétricos, seja já previstos para chegar ao Brasil ou esperando por um sinal de concessão de impostos do governo.

Audi A1 Quattro, com motor 2.0 TFSI de 256cv de potência e tração integral, como sugere o nome, é uma série com apenas 333 unidades no mundo, sendo duas destinadas ao Brasil



Com lançamento oficial previsto para o fim do mês, Range Rover Vogue, na quarta geração, é outro que ganha carroceria totalmente em alumínio, ficando 420kg mais leve



Maravilhoso, Jaguar F-Type registra volta da marca ao mercado de esportivos e seus carros serão importados pela própria montadora. O modelo chega ao país logo depois do lançamento mundial, no Salão de Paris



Expectativa da marca Volvo, o V40 tem comercialização prevista para o início de 2013. O modelo se destaca pela maior nota já obtida no EuroNCAP, graças à proteção para pedestres



Chrysler revela otimismo com crescimento das vendas no Brasil e anuncia Dodge Durango para dezembro e Jeep Grand Cherokee turbodiesel para 2013, e só mostra o belo SRT Viper



Porsche traz, a partir de janeiro, a versão 4x4 do Carrera S, o 911 Carrera 4S, por R$ 609 mil, que antecede a versão Cabriolet. Ela mostra também o Cayenne GTS (R$ 499 mil) e o Panamera GTS (R$ 649 mil)



BMW 650 Gran Coupé, de 450cv, é o grande lançamento da marca, que já confirmou fábrica em Santa Catarina, com capacidade inicial para a produção de 30 mil carros



Maior prejudicada pelas novas medidas de redução e/ou aumento de impostos do governo, Kia não promete fábrica: mostra o novo Cerato flex para março e o Quoris V6, de 290cv