UAI

Marca Volkswagen registra lucro de US$ 551 milhões no 1º trimestre

As vendas de veículos foram conduzidas pelos modelos Tiguan e Golf, bem como as versões Jetta e Passat vendidas na China

Publicidade
Foto:

Por Clarissa Mangueira



Frankfurt ? A Volkswagen, a maior montadora europeia em vendas, disse que sua principal marca de veículos de passeios voltou a registrar lucro no primeiro trimestre. A montadora reiterou ainda que parte dos principais números do grupo deve registrar um crescimento em 2010, em comparação com o ano passado. A marca Volkswagen registrou lucro operacional de ? 416 milhões (US$ 551 milhões) no período, em comparação com o prejuízo operacional de ? 279 milhões no mesmo trimestre do ano passado. As vendas de veículos foram conduzidas pelos modelos Tiguan e Golf, bem como as versões Jetta e Passat vendidas na China.



"Nós temos lucrado com o nítido crescimento nos mercados automotivos mundiais em comparação com o primeiro trimestre de 2009", afirmou o diretor financeiro da Volkswagen, Hans-Dieter Poetsch, em um comunicado, acrescentando que "o custo e o plano de investimentos também contribuíram de forma significativa para os resultados". A montadora confirmou que a receita, o lucro operacional e as vendas de veículos devem crescer em 2010, em bases anuais.



Marcas do grupo



A unidade de veículos premium Audi manteve sua posição como a maior colaboradora para os resultados do grupo, registrando um lucro operacional no primeiro trimestre de ? 478 milhões, alta de 32% em relação aos ? 363 milhões em igual trimestre do ano passado. O lucro foi puxado pelo aumento da demanda pelos seus modelos Q5, A4 e A6 e a forte presença da marca na China.



O lucro operacional da marca checa Skoda subiu para ? 110 milhões no primeiro trimestre, de ? 28 milhões, ajudado pelo aumento das vendas, pelos custos mais baixos e pelos efeitos de câmbio favoráveis.O prejuízo na marca espanhola Seat diminuiu para 110 milhões de euros, de 145 milhões de euros, uma vez que a unidade se beneficiou de uma recuperação do seu mercado interno. A marca de lucro Bentley diminuiu seu prejuízo para ? 36 milhões, de ? 52 milhões no primeiro trimestre de 2009.



As divisões de veículos comerciais da montadora apresentaram um prejuízo de ? 16 milhões, em comparação com o lucro operacional de ? 528 no primeiro trimestre do ano passado. Os números de 2009 foram impulsionados por um lucro de ? 600 milhões com as vendas de sua divisão brasileira de caminhões à MAN.



A Volkswagen informou na semana passada que seu lucro operacional mais que dobrou no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, para ? 848 milhões, enquanto o lucro depois de impostos subiu cerca de 95%, para ? 473 milhões. A receita aumentou de ? 24 bilhões para ? 28,6 bilhões, de acordo com a companhia.



Na última segunda-feira, a montadora afirmou que aumentará seus investimentos na China em ? 1,6 bilhão, para ? 6 bilhões a fim de lançar novos veículos e construir duas fábricas adicionais no país - no mais recente sinal de que as montadoras estão mudando seu foco para mercados em crescimento da Ásia. As informações são da Dow Jones.