Não é verdade dizer que os veículos não estão preparados para encarar o frio, pois foram projetados para enfrentar todo tipo de temperatura. Mas não é mentira afirmar que alguns problemas podem ocorrer com mais facilidade no inverno. Com a queda das temperaturas, alguns sistemas e componentes são mais exigidos. Saiba como colocar "touca e agasalho" no seu possante, para que ele não pegue um "resfriado" e tenha que ficar "de cama".
CARGA ACUMULADA
Uma das coisas mais desagradáveis no inverno é aquele "choquinho", que o motorista leva quando toca a carroceria do carro. Esse choque é provocado pela carga acumulada no motorista, devido ao atrito da sua roupa com o tecido do banco. Por isso, ele não precisa movimentar o veículo para levar esse choque, basta que entre e saia do carro. Embora varie de 20 mil a 30 mil volts, a descarga é de baixa amperagem e, por isso, seu efeito é apenas um "arrepio". Para reduzir ou evitar esse incômodo, o motorista deve tocar a carroceria antes de descer do carro, pois, dessa forma, a carga acumulada será dividida entre seu corpo e a carroceria do carro. Como esta é maior, grande parte da carga ficará sobre ela, e o motorista não sentirá um choque quando a carga restante em seu corpo for transferida, por contato, para outro objeto (o portão da garagem, por exemplo).
As montadoras têm lançado mão de vários recursos para eliminar ou reduzir este problema (como maçanetas internas cromadas e tecidos nos bancos que diminuem as possibilidades de que esse choque ocorra) mas o uso de roupas de tecidos sintéticos e sapatos com solado de borracha facilitam o acúmulo de energia estática.
AR-CONDICIONADO
Na época do frio, são poucos os motoristas que lembram de ligar o ar-condicionado pelo menos uma vez por semana, por alguns minutos. Isso é importante para evitar o ressecamento das mangueiras, fazer o gás circular pelos dutos e prolongar a durabilidade dos componentes do sistema. Assim, regule a temperatura para cima e coloque o sistema em funcionamento.
PARTE ELÉTRICA
Em qualquer época do ano, o sistema elétrico deve ser mantido em ordem, mas, no inverno, isso é mais importante, porque é o período no qual esse conjunto é mais exigido. Recomenda-se verificar sempre o estado da bateria, conferindo se não está na hora de trocá-la. O motorista deve lembrar que a partida é o momento de maior consumo de energia da bateria e, por isso, é bom pisar sempre na embreagem para não exigir tanto do motor de arranque.
Se for necessário fazer a chamada "chupeta" (usar uma outra bateria para dar a partida), é preciso muito cuidado para evitar a inversão dos pólos ou que os cabos se toquem e provoquem um curto-circuito, pois isso pode ocasionar a queima do módulo eletrônico, que custa caro. Desligue todos os equipamentos antes de fazer a operação. Também é importante conferir o estado das velas, pois, se elas estiverem gastas, dificultam a ocorrência da centelha e exigem mais do sistema elétrico.
PARTIDA A FRIO
Não é à toa que o sistema, que equipa os
carros flex, chama-se partida a frio. E é no inverno, com somente
álcool no tanque, que esse dispositivo é mais exigido. Por isso, não se
esqueça de abastecer regularmente o tanquinho, que, na maioria dos
carros, fica no compartimento do motor (em outros, como nos Honda
Civic, City e New Fit, ficam na lateral; e no Nissan Livina, entre o
para-brisa e o capô) com gasolina. Se você não quiser usar o tanquinho,
basta colocar 20% de gasolina quando for abastecer com álcool. É
importante lembrar que a gasolina dura em torno de três meses. Depois,
o combustível perde seu poder de combustão e começa a formar goma no
reservatório. Como no verão a gasolina do tanquinho praticamente não é
usada, é bom retirar o combustível velho e limpar o reservatório.
NÃO ESQUENTE
Muitos motoristas ainda conservam vícios antigos, como esquentar o carro, e acreditam que isso seja ainda mais necessário no inverno. Com a injeção eletrônica e o aperfeiçoamento dos motores e óleos lubrificantes, isso não é mais necessário e só serve para desperdiçar combustível e poluir o ambiente (numa garagem com pouca ventilação, por exemplo, isso pode ser muito perigoso, já que o acúmulo de gases pode ser fatal). O certo é ligar o carro e sair, mas sem exigir muito (elevar as rotações) na fase fria do motor.
EMBAÇOU?
Com os vidros fechados, é comum os vidros embaçarem no inverno. Ligue o ar-condicionado ou a ventilação forçada, voltada para o para-brisa.